quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Programa Saúde na Escola beneficia 21 instituições em São José do Rio Preto


O Programa Saúde na Escola, recém-implantado no país pelo Ministério da Saúde, vai beneficiar 21 escolas de São José do Rio Preto. As instituições foram inseridas no projeto, pois estão localizadas em áreas que possuem unidades básicas de saúde da família e Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs). Ao todo 10.112 estudantes devem ser beneficiados pelo programa.
 Segundo o Ministério da Saúde, as ações do Programa Saúde na Escola serão desenvolvidas por equipes de Saúde da Família e profissionais dos NASFs, em conjunto com as unidades escolares. As equipes serão responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento das atividades de promoção a saúde e avaliação das condições de saúde. Em Rio Preto, foram inscritas no projeto 10 equipes de saúde da família, em várias áreas de abrangência da cidade.
 Em todo o Brasil, 50 mil escolas deverão ser atendidas pelo projeto, sendo 535 no Estado de São Paulo. Para a implantação do projeto, o município vai receber verba de R$ 67 mil do Ministério da Saúde. A relação das escolas participantes está sendo finalizada.
 Uma das primeiras ações deverá ocorrer no próximo mês de março, em que serão desenvolvidas atividades com foco em Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Estamos fechando a programação das atividades, que serão divulgadas posteriormente”, afirma o coordenador de promoção à Saúde da Secretaria de Saúde, Antônio Caldeira da Silva.
 Obesidade
Paralelamente ao projeto Saúde na Escola, as secretarias de Saúde e Educação já trabalham o tema da obesidade infantil nas escolas do município, por meio do programa Escola Saudável, onde são desenvolvidas ações de promoção de hábitos alimentares e prevenção da obesidade por meio de palestras à crianças,  pais e professores  sobre práticas alimentares saudáveis realizadas por profissionais da saúde.
 Em outra frente, a Secretaria de Saúde dispõe ainda dos Grupos de Reeducação Alimentar Infantil (GRAs), que têm por objetivo educar a criança a comer equilibradamente, porém, de forma divertida. Os grupos são desenvolvidos em  Unidades de Saúde e Escolares dos bairros Santo Antônio, Solo Sagrado, Jaguaré, Vila Toninho, Caic, Parque Industrial, Renascer, Cidadania, CSEstoril e Eldorado.
 Pode participar dos grupos qualquer criança com idade entre 7 e 12 anos. Para adesão ao programa, os pais devem ir até as unidades relacionadas acima para efetuar o cadastramento no programa. Não há limite de vagas.
 Os GRAs oferecem à população infantil encontros quinzenais realizados por equipe multidisciplinar (nutricionista, pediatra, enfermeiras e agentes de saúde), onde também é feito um acompanhamento  de dados como peso, altura, IMC -Índice de Massa Corporal, além de exames laboratoriais (glicemia, colesterol e triglicerídeos) e aferição de pressão arterial. As reuniões têm duração de uma hora e meia.
 Já a saúde a criança é acompanhada desde quando o bebê nasce. Todo o seu histórico de saúde acompanhado pela unidade de saúde de referência e registrado no ‘Manual Crescendo com Saúde’, que contém o Cartão da Gestante. O livreto serve tanto para o acompanhamento médico da mãe durante a gestação como para o bebê do nascimento até a adolescência. Nele, são anotados todos os exames e controles de mãe e filho.

Nenhum comentário: