sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Secretaria da Saúde orienta população sobre cuidados para se evitar leptospirose


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre os principais cuidados para se evitar a contaminação por leptospirose, transmitida pela urina de rato. A doença é mais comum em época de chuvas, pois a urina se mistura com as águas e pode contaminar quem tiver contato com enxurradas ou alagamentos.
Segundo a Secretaria de Saúde, a pessoa que teve contato com enxurradas, alagamentos ou efetuou limpeza em áreas que possam conter ratos, devem ficar atentas.
Os sintomas da doença são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.
A orientação que, ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico e relatar o contato com urina ou fezes de rato ou água proveniente de enxurradas e alagamentos, que também podem conter a bactéria.
A Saúde também ressalta que é importante que a pessoa, ao apresentar os sintomas, não se automedique, pois certos medicamentos podem mascarar sintomas de gravidade da doença. A leptospirose é uma doença curável, cujo diagnóstico e tratamento precoces contribuem para uma boa evolução do caso.
No ano passado, foram registrados no município sete casos da doença, com dois óbitos. Neste ano, ainda não há registros de casos.

Nenhum comentário: