terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

23ª Festa do Milho Verde de Jaci 2012 será nos dias 11 e 18 de março no Parque do Milho




A solidariedade é o tempero principal da 23ª Festa do Milho Verde de Jaci, que acontece nos dias 11 e 18 de março no Parque do Milho, em Jaci. Um dos maiores eventos gastronômicos da região, a Festa do Milho é realizada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra 64 obras sociais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, além de manter uma missão em Porto Príncipe, capital do Haiti.
 Cerca de 120 toneladas de milho verde serão transformadas em mais de 20 deliciosos quitutes doces e salgados. Serão produzidas 50 mil pamonhas, 20 mil potes de curau, 6 mil bolos, 25 mil coxinhas e 18 mil croquetes, entre outros. Há ainda venda de sucos, sorvetes e refeições completas : nhoque, macarrão, arroz carreteiro, costela no tacho e churrasco de boi, porco e carneiro – todos, é claro, acompanhados de milho. Não há venda de bebidas alcoólicas.
 Além dos quitutes, há opções de lazer como passeios a cavalo, charrete, trenzinho, parque infantil, entre outros.
Novidades
 A Festa do Milho de 2012 terá uma série de novidades. Para acolher melhor o público, três novos barracões foram construídos em uma área sombreada. Na culinária, as novidades são a nova barraca da polenta, que trará a iguaria em três versões: cozida, frita e assada. Outra novidade é o chipaguaçú, quitute preparado com milho cortado e batido no liquidificador com leite, e temperado com queijo em cubos e cebola frita.
Em homenagem à missão da Associação e Fraternidade em Porto Príncipe, a Festa ganha este ano uma barraca temática do Haiti. Haverá comidas típicas e exposição de fotos. Quatro jovens haitianos, que se preparam para a vida religiosa na Fraternidade São Francisco de Assis, participarão da festa.
 Programação Religiosa
 Definida por Dom Paulo Mendes Peixoto como a Festa que alimenta o corpo e a alma, a Festa do Milho tem também uma extensa programação religiosa. São cinco horários de missa: 6h30 (geralmente para os voluntários); 9h30, 11h, 13h30 e 15h . Religiosos voluntários estarão à disposição para conversar e orientar fiéis na Pastoral da Escuta, e padres estarão disponíveis para confissão. Uma tenda de Adoração ao Santíssimo Sacramento também será montada na Festa, para que os visitantes que desejarem possam ter um momento pessoal de oração.
 Além da programação religiosa da Festa, os visitantes podem ainda visitar o Mosteiro Mãe da Misericórdia, das Irmãs Clarissas, que fica dentro do Parque do Milho.

Nenhum comentário: