sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Começa campanha sobre álcool e sexo e Saúde Itinerante vai à Estância N. S. Aparecida


A Equipe da Prevenção, criado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, visitou  ontem, das 19h30 às 22 horas, bares da região Norte do município. O grupo vai orientar sobre sexo seguro e perigos do álcool em estabelecimentos das avenidas Domingos Falavina e nos bairros Renascer, Parque da Cidadania e Residencial Nova Esperança. A iniciativa faz parte da campanha de prevenção à trnasmissão de DSTs no Carnaval.
 Com foco na conscientização da importância do sexo seguro e perigos da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, os slogans da campanha deste ano são “Quer entrar comigo neste carnaval? Use camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre” e “Cuidado! O álcool pode fazer você deixar a camisinha de lado.”
 Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ Aids e Hepatite, Aracelis de Castro Achcar, na sexta-feira, (17/2), a ação chega a estabelecimentos das avenidas Danilo Galleazi, Nossa Senhora da Paz, Alberto Andaló e Estação Rodoviária.
 “O objetivo da campanha é levar informação e alertar a população sobre a importância de sexo seguro. Uma das ações é a disponibilização de 200 mil preservativos em todas as 25 unidades de saúde do município, principalmente as cinco de pronto atendimento que funcionam 24 horas, durante o período do carnaval”, afirma Aracelis.
 No domingo, (19/2), quando será realizado o desfile das escolas de samba, na avenida Duque de Caxias, agentes de saúde vão percorrer as arquibancadas distribuindo kits de prevenção e material educativo. Também entrará em cena o Bloco da Prevenção, formado por profissionais de saúde que estarão fantasiados de preservativo masculino.
 Durante as visitas, artistas vão desenvolver atividades lúdicas e tocarão ritmos carnavalescos. Enquanto a atividade é realizada, os técnicos da Saúde atenderão a população com orientações e distribuição de 1,5 mil kits de prevenção compostos por uma bolsa porta-preservativo/documento, quatro preservativos masculinos, uma filipeta sobre o Fique Sabendo (onde fazer a testagem) e uma sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas.
 Também serão distribuídos leques com mensagens alusivas ao carnaval e prevenção da dengue.

Saúde Itinerante vai à 
N. S. Aparecida

O ônibus do programa Saúde Itinerante, projeto da Prefeitura de São José do Rio Preto, mantido pela Secretaria de Saúde, visita nesta sexta-feira, (17/2), a Estância Nossa Senhora Aparecida, localizada na área de abrangência da UBS Solo Sagrado, na região Norte do município.
O projeto, iniciado há um ano, prevê atendimento médico, odontológico e realização de exames preventivos à população em um ônibus adaptado com consultórios. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.
Serão realizados exames como papanicolaou, aferição de pressão arterial, glicemia, atualização do calendário vacinal de adultos. Para ser atendido, basta que o interessado compareça até o local em que o ônibus da Saúde está estacionado, portando documentos pessoais com foto.

Nenhum comentário: