segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

São José do Rio Preto é uma candidata em potencial como sub-sede para Copa 2014


Os estádios Anísio Haddad e Benedito Teixeira, e o clube de campo do Rio Preto Automóvel Clube foram vistoriados, no último sábado (11/2), por representantes do COL – Comitê Organizador Local da FIFA. O prefeito Valdomiro Lopes e Fábio Lepique, coordenador do Comitê Paulista, acompanharam a vistoria nos centros de treinamento do município, que é candidato a receber uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo 2014.
 Para uma cidade se tornar sede de treinamento durante a Copa, é necessário atender a três características principais: aeroporto de grande porte, uma rede hoteleira de qualidade e centros de treinamento com infra-estrutura adequada. “É importante ressaltar que são as próprias seleções que irão escolher as cidades que irão treinar”, destacou Fábio Lepique.
 O papel da coordenação da Copa é apresentar uma listagem e fornecer subsídios para que as cidades possam se capacitar melhor. No último dia 9 de fevereiro, foi divulgada uma linha de financiamento, pela Agência de Fomento Paulista, para as cidades que são candidatas a receber as seleções. “É um financiamento com uma pequena taxa de juro, 2% ao ano, para melhorias tanto nos centros de treinamento, como também nos hotéis”, comentou Lepique.
 O Estado de São Paulo abriga mais de 40% dos locais selecionados pelo COL como potenciais candidatos a receber uma seleção de futebol. Atualmente, 43 cidades paulistas concorrem a uma indicação como centro de treinamento. Rio Preto é uma grande candidata. “A cidade está estrategicamente posicionada no mapa da Copa. O aeroporto tem vôos rápidos para as principais cidades que serão sedes dos jogos”, comentou Lepique.
 De acordo com o prefeito Valdomiro Lopes, Rio Preto é uma candidata em potencial. “Se alguma seleção escolher o nosso município, dois aspectos importantes devem ser destacados: vai gerar um aumento significativo no turismo, pois irá atrair várias pessoas para os jogos treinos e na economia da cidade, já que as seleções chegam 15 dias antes do início dos jogos e podem permanecer até as oitavas de final”, explicou.
 “Vamos fazer de tudo para que Rio Preto seja uma das cidades do Estado de São Paulo a ser escolhida e se torne uma vitrine, atraindo os olhares do mundo”, finalizou o prefeito.  
 Além de Rio Preto, as cidades de Presidente Prudente, Mirassol, Franca, Avaré e Piraju foram vistoriadas pelo COL na última semana. O processo de seleção é dinâmico e segue até o próximo ano. A relação definitiva será divulgada no primeiro semestre de 2013.

Nenhum comentário: