domingo, 26 de fevereiro de 2012

Rio Preto vai sediar jogos da Copa Davis de Tênis


O prefeito Valdomiro Lopes comemora a escolha de Rio Preto para sedirar os jogos da Copa Davis de Tênis. A Confederação Brasileira de Tênis anunciou que Rio Preto foi a cidade escolhida para sediar os jogos da Copa Davis de Tênis na seletiva para o Mundial de Tênis, contra a Colômbia. O evento tem o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. 
Rio Preto concorria com grandes cidades como Brasília, São José dos Campos, São Paulo e Londrina. O prefeito Valdomiro Lopes comemorou a notícia. Ele atribui a escolha à boa estrutura do Harmonia Tênis Clube, que foi definido para sede dos jogos e ao esforço em conjunto para trazer a disputa. "Trata-se de uma conquista, vai movimentar a rede hoteleira, os bares e restaurantes e durante uma semana Rio Preto estará no noticiário nacional do esporte", avalia. O Brasil não consegue se classificar desde 2003 para o Mundial de tênis.
A escolha de Rio Preto é para que Brasil dispute aqui os jogos com a Colômbia a final do Zonal Americano da Copa Davis. Os jogos serão no Harmonia Tênis Clube entre os dias 6 e 8 de abril. O Brasil sai na busca por um lugar no playoff do Grupo Mundial da principal competição por equipes do tênis mundial.
O Harmonia Tênis Clube já sediou grandes eventos no tênis, como o BVA Challenger, realizado no ano passado, o que ajudou na escolha da cidade para cumprir as exigências da Federação Internacional de Tênis (ITF).
“Conseguimos unir em São Jose do Rio Preto o poder público e a iniciativa privada, além do fator técnico e a qualidade de estrutura, tudo como precisávamos. A ITF ficou tranquila com o local devido à qualidade do challenger que foi sediado no Harmonia Tênis Clube. Isso serviu como uma garantia antecipada das condições da sede para abrigar a Copa Davis”, afirma Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Com uma altitude de 489 m, a cidade de São José do Rio Preto foi considerada ideal para a realização do confronto levando em consideração as características de jogo dos tenistas brasileiros, como Thomaz Bellucci, que tem seus melhores resultados jogando no saibro com altitude, condições nas quais foi campeão em Gstaad, na Suíça, Santiago, no Chile, e fez semifinal no Masters 1000 de Madri, na Espanha.
O capitão João Zwetsch aprovou a escolha da cidade que ficou definida nesta sexta-feira. Zwetsch vai comandar a equipe brasileira pela quinta vez na Copa Davis e tenta mais uma vez passar pela Colômbia, contra quem o Brasil tem sete vitórias em sete confrontos, os dois últimos em 2008 e 2009.
O presidente do Harmonia, Aimar Matarazzo Ribeiro, recebeu a notícia com muita satisfação e ao mesmo tempo a ciência de que há uma grande responsabilidade em sediar o evento. “Teremos mais de 20 horas de transmissão ao vivo e um impacto econômico de 8 a 10 milhões na economia local”, disse Matarazzo.
O presidente destaca o apoio do poder público. “O prefeito Valdomiro Lopes e o secretário de Esportes José Carlos Marinho não pouparam esforços para receber o evento”.
Atualmente o Harmonia Tênis Clube conta com o promissor Augusto Laranja treinando no local, assim como o experiente Thiago Alves, ex-top 100 do ranking mundial. Esta será a primeira vez que São José do Rio Preto recebe a Copa Davis, a quinta edição disputada no interior de São Paulo.

Nenhum comentário: