sábado, 10 de março de 2012

Borracharias parceiras vão receber selos


Borracharias e oficinas que descartam corretamente os pneus inservíveis passarão, a partir do próximo dia 20/3, a receber um selo da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto que indicam que são parceiras e colaboram na prevenção e controle da dengue no município. A ação faz parte do Plano de Ações contra Dengue realizado pela Prefeitura.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, atualmente o município tem uma equipe de pontos estratégicos, responsáveis por vistoriar borracharias e oficinas mensalmente. “Estas equipes são responsáveis pelo controle de locais que são considerados importantes dispersores do vetor, ou seja de alto potencial para gerar criadouros como floriculturas ou cemitérios”, afirma.
 Serão confeccionados 1 mil selos adesivos que serão distribuídos aos proprietários de borracharias e oficinas por meio das visitas dos agentes de saúde da equipe de pontos estratégicos.
 Pneus
Em Rio Preto, todos os pneus inservíveis, que não têm mais condições de uso, devem ser levados até o Ecoponto, localizado na avenida Cenobelino de Barros Serra, 1.490. O espaço, mantido pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, é todo coberto o que evita o acúmulo de água da chuva nos pneus, evitando que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
 Por mês, são descartados no Ecoponto entre 180 e 200 toneladas de pneus. “O serviço não busca o pneu, a pessoa tem de levar lá, não há qualquer custo por esse descarte”, afirma Rodrigo Bega, do Meio Ambiente. O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas.
 Ações 
O município também tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: