domingo, 25 de março de 2012

Cadastro único é exigência para obter moradia


A partir desta segunda-feira (26/03) todas as pessoas residentes em São José do Rio Preto interessadas em se inscrever para obter financiamento de casa própria através do Programa Minha Casa Minha Vida, tem que estar incluídas no Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social. O prefeito Valdomiro Lopes, convocou a imprensa hoje (21/03) para anunciar as regras que vão refletir para quem busca casa própria. Participaram da reunião a secretária da Assistência Social, Ivani Vaz de Lima e o presidente da Emcop, José Antonio Basílio, além de representantes da CAIXA e vereadores.
O Cadastro Único é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social, para que famílias de baixa renda possam participar de qualquer um dos programas oferecidos desde Bolsa Família à aquisição de casa própria.
Em Rio Preto, o ingresso no cadastro único e o recadastramento de quem já está inscrito, deve ser feito nos CRAS – Conselho Regional de Assistência Social, a partir de segunda-feira. Rio Preto tem 14 CRAS, localizados em vários pontos da cidade. “O Cadastro único é a base para tudo: para o Bolsa Família e para qualquer programa da política de assistência oferecida nos municípios”, explicou Ivani Vaz de Lima.
Ivani informa ainda que as pessoas inscritas no Cadastro Único são visitadas todos os anos pelos agentes da Assistência para recadastramento.
A inscrição no cadastro único não é inscrição para casa própria. As inscrições para o próximo núcleo de moradias será feita na Emcop a partir do mês de Abril. “Mas quem não estiver cadastrado no Cadastro Único não poderá se inscrever para receber casa pela Emcop ou CDHU”, informou o prefeito Valdomiro Lopes.  
O prefeito garante que todos os interessados em obter sua casa própria terão tempo para ingressar no cadastro único. “Daremos prazo para as pessoas se cadastrarem. A partir de segunda-feira começam a ser distribuídas senhas nos Cras”, explica.
Maiores informações sobre como proceder para se recadastrar ou para se inscrever no Cadastro Único, podem ser obtidas na Secretaria de Assistência pelo fone: 17 – 3211-6510.
Veja os documentos necessários para o cadastro: RG; CPF; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento dos adultos solteiros; Certidão de Casamento (se for casado ou separado); Holerite atual (se for registrado); Comprovante de Aposentadoria (se for aposentado);Conta de água e Conta de Luz atual; comprovante de aluguel ou prestação da casa própria (se a casa não for cedida); saber informar despesas com alimentação, transporte, alimentação e gás
Para menores de 18 anos: Certidão de Nascimento e demais documentos que possuir; declaração escolar. É necessário apresentar todos este documentos originais e de todas as pessoas da família.

Nenhum comentário: