segunda-feira, 26 de março de 2012

Começa o curso de Agentes Multiplicadores contra drogas e também Semana Contra a Dengue

 
O prefeito Valdomiro Lopes participa nesta segunda-feira (26/3), da abertura do curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de São José do Rio Preto e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Investigações sobre Narcóticos – Denarc. O curso acontece no Teatro Municipal "Humberto Sinibaldi Neto” até o dia 30 de março, gratuitamente.
 O curso será ministrado por policiais civis da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE, das 19 às 23 horas, totalizando 20 horas, com certificado emitido pelo DENARC, com frequência mínima de 75%.
 O objetivo do curso, como preconiza a equipe do DIPE, é divulgar os serviços prestados pela DIPE/ DENARC nas áreas de prevenção ao uso indevido e abusivo de drogas e de repressão ao tráfico e porte ilícitos e lícitos de substâncias entorpecentes, bem como, ampliar o número de multiplicadores de orientadores sobre o combate às drogas.
 O curso é dirigido em específico a profissionais ligados à Assistência, Educação, Saúde, Associações, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, Narcóticos, Conselhos de Direitos ONGs (Comunidade Terapêuticas) e grupos ligados ao combate e ao amparo ao adicto.

Programação

DIA 26/03 - Segunda-feira
19h -Dr. Reinaldo Corrêa
-“Drogas no Cotidiano”
20h50min-Intervalo: Café
21h10min-Dr. Reinaldo Corrêa (continuação)
-“Drogas no Cotidiano”
23h00-Término das atividades do dia
         
DIA 27/03 - Terça-feira
19h00-Laércio Rezende
-“Legislação sobre Drogas”
20h50min-Intervalo: Café
21h10min-Laércio Rezende (continuação)
-“Legislação sobre Drogas”
23h00-Término das atividades do dia

DIA 28/03 - Quarta-feira
19h00-Analberto R. Corrêa
-“Uso e Abuso de Drogas na Gravidez”
20h50min-Intervalo: Café
21h10min-Marcio Rodrigues
-“A Responsabilidade dos Pais com os Filhos”
23h00-Término das atividades do dia

DIA 29/03 – Quinta-feira
19h00-Dra. Tatiana Grutila Mouriño
-“Drogas: Mecanismos de Ação e Reação no Organismo”
20h50min-Intervalo: Café
21h10min-Regina Ribeiro Neves
-“Prevenção ao uso de Álcool e Drogas no ambiente de trabalho”
23h00- Término das atividades do dia

DIA 30/03 – Sexta-feira
19h00-Alexandre Prado Avilez
-“Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”
20h50min-Intervalo: Café
21h10min-Alexandre Prado Avilez (continuação)
-“Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”
23h00- Término das atividades do dia
  
Semana contra a dengue 
começa em Rio Preto

 A Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, teve início nesta segunda-feira (26/3) com palestras educativas, orientações em sala de espera de unidades de saúde e distribuição de folders com dicas sobre como se prevenir contra o Aedes aegypti, transmissor da doença.
 O objetivo da mobilização é chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados para se evitar a dengue, que não devem ser interrompidos em nenhuma época do ano, mesmo em meses sem registros de chuvas.
 Segundo o gerente da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, simultaneamente às ações também serão mantidos o projeto Cidade Limpa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e apoio da TV TEM, além das visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa de carroceiros.
“Ao longo da semana estão previstos ainda pedágios educativos em vários pontos da cidade, teatro com fantoches e até palestras em igrejas, além da distribuição de material educativo”, afirma o gerente.
 Entre as ações propostas, durante a Semana de Mobilização contra a Dengue, estão ainda orientações a pacientes de unidades de saúde durante a espera por consultas e procedimentos, palestras educativas em escolas, tanto para professores como para estudantes, panfletagem em supermercados e feiras-livres.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: