domingo, 11 de março de 2012

IR pode ser doado para entidades e Rio Preto recebe incentivo extra contra hepatite


Quem está fazendo sua declaração anual do Imposto de Renda pode doar parte do valor a pagar, do imposto devido, ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente, de São José do Rio Preto. Os contribuintes tem até o dia 30 de abril para fazer a doação.
 O CMDCA é responsável pela destinação das doações às entidades que trabalham com crianças e adolescentes no município. A campanha, anual, é conhecida como DestinAção Solidária.
 O limite para as doações de pessoas físicas é de 3%, desde que não tenham feito ainda a doação de 6% do imposto devido de 2011, e pode ser feita apenas por aqueles que optarem pela declaração no modelo completo.
 A medida foi publicada pela Receita Federal no dia 6 de fevereiro, na Instrução Normativa nº 1.246, de 2012, e prevê que as doações em espécie efetuadas por pessoas físicas, entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril, poderão ser deduzidas na Declaração de Ajuste Anual, a ser apresentada no período de 1º de março a 30 de abril de 2012, desde que limitadas a 3% do imposto devido.
 Dúvidas podem ser esclarecidas na Receita Federal ou com um contador de confiança. É importante ressaltar que o imposto já seria recolhido de qualquer forma, e com essa simples ação, ele pode ser destinado à melhora de vida de muitas crianças e adolescentes.
 Com as doações de 2010, 5 mil crianças de 21 instituições receberam recursos da campanha, somando R$ 404.500,09. O dinheiro posibilitou que as entidades realizassem melhorias estruturais em seus prédios, adquirissem novos veículos e investissem em recursos humanos, o que melhorou a qualidade do atendimento que prestam.
 Para gerar o boleto basta entrar no site http://www.riopreto.sp.gov.br/servicos/cmdca/php/cmdca.php
 Outras informações no CMDCA pelos telefones 3235-6620 e 3222-2919.

Rio Preto recebe incentivo 
extra contra hepatite

São José do Rio Preto foi selecionado pelo Ministério da Saúde, entre os 645 municípios paulistas, a receber anualmente verba extra para desenvolver ações de enfrentamento das hepatites virais no município. Somente outras 15 cidades deverão receber o repasse.
 O município foi contemplado pelo governo federal por ser considerado referência nacional com taxa de detecção de casos maior que a do Estado, e como serviço de excelência no atendimento das hepatites virais. O incentivo de qualificação, que será de R$ 116.932,00, deverá ser utilizado nas ações de prevenção, controle e tratamento da doença no município.
 A qualidade dos serviços prestados aos portadores de hepatite em Rio Preto gerou visita de técnicos do Ministério da Saúde no final do mês passado, que vieram até a cidade conhecer o modelo de estrutura do Serviço de Tratamento Assistido para ser levado a outras partes do país.
 Segundo a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Diene Trajano, desde a criação do Programa Municipal de Hepatites Virais, em 2003, o município tem intensificado as ações de prevenção em relação a hepatites virais.
 “Hoje, o teste para diagnóstico da doença está disponível em todas as unidades de saúde e no CTA. Temos ainda o Ambulatório de Hepatites Virais, serviço criado especificamente para o acompanhamento integral aos portadores da doença, que mantém a disposição o atendimento de equipe multiprofissional, vacinas, exames e distribuição/aplicação de medicamentos”, afirma.
 Hepatite
Desde quando a hepatite passou a ser doença de notificação compulsória, já foram notificados mais de 7 mil casos de hepatites B e C nos serviços de saúde de Rio Preto. Estima-se que pelo menos 8 mil pessoas tenham a doença no município e desconheçam essa condição.
 O teste para diagnóstico de hepatite B e C é um exame simples que pode ser realizado nas unidades de saúde e no CTA -Centro de Testagem e Aconselhamento, através do programa Fique Sabendo. Para fazer o exame é necessário levar um documento de identidade, e não precisa estar em jejum.

Nenhum comentário: