quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeito faz a abertura da III Conferência sobre Direitos da Pessoa portadora de deficiência


O prefeito Valdomiro Lopes fez hoje (28/03) a abertura da III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontece durante todo o dia no auditório da Unorp. O evento é uma iniciativa da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia em parceria com Secretaria de Assistência Social, Fundo de Solidariedade e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O tema  em pauta é: “Um olhar através da Convenção da ONU: sobre os direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios”. O assunto será discutido em quatro eixos:
1 - Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional;
2 - Acessibilidade, Comunicação, transporte e moradia;
3 - Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses;
4 - Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequado.
O público alvo são familiares, cuidadores, profissionais especializados, técnicos da área e a pessoa com deficiência. Cerca de 200 pessoas se inscreveram.
O objetivo é compartilhar e avaliar coletivamente as necessidades e aspirações das pessoas com deficiência: “É importante é discutir sobre as políticas municipais para pessoa com deficiência, e principalmente saber sobre as necessidades delas e o que elas almejam de mudanças”, Eni Fernandes, Secretária de Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia.

Programação:
08h 00 - Credenciamento e coffee break
08h 30 - Cerimônia de Abertura – Composição da mesa
09h 00 - Leitura, discussão e aprovação do Regimento.
09h 30 - Apresentação Cultural dos alunos da APAE
09h 40 - Palestra: Política Nacional da Pessoa com Deficiência - Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior – Reitor da UNORP
10h 30 - Apresentação Cultural - Coral do Instituto dos Cegos
10h 45 - Início do trabalho dos grupos, estudo dos eixos.
12h 00 - Intervalo para Almoço
13h 00 - Retorno dos trabalhos
14h 00 - Apresentação cultural dos alunos da Escola Renascer
14h 15 - Palestra: Implementação do Relatório Mundial sobre a Deficiência
Prof. Marco Antônio Pellegrini - Secr. Adjunto Secr. Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
15h 00 - Plenária: apresentação / leitura dos relatórios dos grupos
15h 50 - Intervalo: Coffee break
16h 15 - Eleição dos Delegados
17h 00 - Encerramento

Secretaria da Saúde 
recebe 12 novas ambulâncias

O prefeito Valdomiro Lopes entregou hoje (28/03), 12 novas ambulâncias para a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Os veículos foram entregues oficialmente ao secretário de saúde,Valter Negrelli Júnior, em ato realizado na frente da Prefeitura com a presença de vereadores e imprensa.
É a segunda renovação de frota na área de urgência e emergência nesta gestão, já que outras nove ambulâncias- entre suporte básico e avançado - foram entregues entre 2010 e 2011, ao SAMU, após doação do governo federal.
Com investimento de R$ 800 mil - exclusivo do poder municipal, as novas ambulâncias são de modelo Doblò, adaptadas, com ar-condicionado duplo e ventiladores, maca retrátil, além de cilindro de oxigênio.
“Essas ambulâncias serão alocadas na Central de Remoção de Pacientes, responsável pelo transporte de pacientes acamados, que tiveram alta em unidades de saúde ou hospitais, pacientes que fazem diálise, idosos ou que estejam impossibilitadas de locomoção”, afirma o secretário de saúde.
Segundo o prefeito Valdomiro Lopes, as novas ambulâncias por serem equipadas com macas retráteis deverão facilitar o trabalho dos profissionais de saúde no transporte dos pacientes. “São ambulâncias modernas, para garantir conforto e comodidade ao paciente”, disse.
Por mês, são realizadas cerca de 3,6 mil remoções de pacientes pela Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário: