domingo, 4 de março de 2012

Rio Preto concorre ao Prêmio Brasil Sorridente


O município de São José do Rio Preto ficou em primeiro lugar na etapa regional do Prêmio Brasil Sorridente 2012, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde e conselhos regionais de odontologia. O prêmio, que é anual, visa identificar os municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.
No Estado de São Paulo, a seleção dos municípios inscritos foi realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. O prêmio divide os candidatos em três categorias: municípios com até 50 mil habitantes, de 50 mil a 300 mil habitantes e os com população acima de 300 mil habitantes. O vencedor da etapa nacional ganha, além de diploma, um consultório odontológico.
 Rio Preto ficou em 1º lugar na categoria acima de 300 mil habitantes, a frente inclusive da capital, que ficou em 4º lugar. O segundo colocado foi o município de São Bernardo do Campo, o 3º Ribeirão Preto e o 5º, Guarulhos. Nas categorias até 50 mil habitantes concorrem Capivari e na intermediária, Marília.
 A próxima etapa, segundo o CROSP, é o envio dos dados dos municípios selecionados para o Conselho Federal de Odontologia, que selecionar entre as cidades definidas em cada Estado da União as que obtiveram maior pontuação em cada grupo populacional. O resultado será divulgado em 30 de março.
 Entre os principais critérios de seleção estão maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde, existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS), existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e existência de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal, entre outros.
 Para o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Gonçalves Borges, a classificação na seleção é reflexo da qualidade dos serviços ofertados pelo município. Já a coordenadora de saúde bucal do município, Ana Maria Carpes Pranke, ressalta que a seleção de Rio Preto é devida a boa estrutura no atendimento da saúde bucal implantada pela Prefeitura.
 “Rio Preto, quanto a oferta de serviços, monitoramento, condições de trabalho, tem plenas condições de oferecer um serviço de excelência à população”, afirma.
 Raio-X
Hoje, Rio Preto dispõe de atendimento odontológico em todas as 25 unidades de saúde, inclusive com agendamento diário. Ainda dentro da rede básica, a cidade oferece atendimento diferenciado para crianças de zero a quatro incompletos dentro do projeto Bebê Clínica. Já para no atendimento especializado, o município dispõe de dois Centros de Especialidades Odontológicas, inclusive com distribuição de próteses dentárias.

Nenhum comentário: