quarta-feira, 11 de abril de 2012

A banda riopretense “Passei Uma Tarde Assim” faz show nesta sexta unindo rock e música eletrônica.


Não haviam muitas pretensões quando, em janeiro de 2010, o produtor, compositor e vocalista Jeff Santanielo lançou o primeiro single do então projeto P.U.T.A (abreviação de Passei Uma Tarde Assim). Ele já trazia na bagagem diversos trabalhos com música eletrônica, como os grupos BDF,  Spanka! e Dorflexx , além das trilhas sonoras originais de dois espetáculos do grupo teatral rio-pretense Cia. dos Pés ("Casca de Nós" e "Reticências"), mas, pela primeira vez, decidia assumir totalmente a produção e execução de uma faixa própria.
 A música "Jumpin´Away", com letra cantada em inglês e português e vocal do próprio autor,  foi totalmente produzida em seu home studio e divulgada exclusivamente por redes sociais. "A despretensão é algo muito evidente em "Jumpin Away". Fiz uma música non-sense para me divertir e testar até onde poderia ir como produtor musical. O resultado me agradou bastante e me abriu um novo leque de possibilidades" , diz Santanielo.
Com seu ritmo dançante irresistível e um refrão que não sai da cabeça, "Jumpin Away" logo caiu nas graças de internautas e blogueiros, ganhou remixes e foi destaque em diversos sites dedicados à música alternativa no Brasil e até no Uruguai. Os convites para shows começaram a aparecer e, por conta deles, somaram-se às bases eletrônicas o baterista Luis Fernando Lopes, o guitarrista Danilo Branzan, a tecladista e backing vocal  Deise Goulart e o baixista Dé Locatelli. A ingressão de novos companheiros no projeto, foi, segundo Santanielo, o grande momento de virada: "Deixou de ser algo solitário. Todos os tinham experiências anteriores em outras bandas e isso ajudou muito na evolução das ideias que eu tinha em mente ", declara.
Hoje, quase dois anos depois do debut, a P.U.T.A. deixou de ser "projeto", adotou oficialmente o nome por extenso e tornou-se uma banda completa, com repertório autoral com mais de 20 músicas e que soma passagens por diversos festivais e casas alternativas do Brasil. Com os novos integrantes, a sonoridade também se modificou. A programação eletrônica deu lugar aos riffs de guitarra e linhas de baixo contagiantes, acrescidos de sintetizadores portáteis operados ao vivo pelos próprios vocalistas. Uma boa prova desta nova fase pode ser ouvida no último single lançado, "Coreografia", que une rock, reggae e new wave, com letra romântica, mas longe de ser piegas. "Temos influências de muita coisa, do rock oitentista ao techno-brega paraense. Hoje somos uma banda de rock, mas que por diversas vezes não soa como tal. A diversidade está impregnada na personalidade musical da Passei".
Após testar músicas próprias em diversos palcos, a Passei Uma Tarde Assim prepara-se para lançar o seu álbum de estreia no segundo semestre. O título provisório do álbum, "Manual Prático Para Bailes de Formatura e Festas de Firma", evidencia uma das principais características da banda: o bom humor em tom de ironia. "Queremos fazer um álbum divertido, dançante e engraçado, que seja a trilha sonora ideal para um festa. Há também agressividade e poesia, mas em doses homeopáticas", conta a tecladista Deise Goulart.
Um dos principais objetivos da banda neste ano é apresentar seu trabalho ao público rio-pretense,  pois,  mesmo com todos os integrantes residindo na cidade, a banda ainda não encontrou o seu "lugar".  "Muita gente já ouviu nossas músicas e nos cobram shows por aqui, mas as casas de Rio Preto ainda estão presas na cultura dos covers.  Algumas bandas da cidade vêm corajosamente lutando para mudar isso. Agora estamos preparados para entrar nessa briga.”, declara o guitarrista Danilo Branzan.
Na busca desta realização, muito mais pessoal do que profissional, a Passei Uma Tarde Assim faz o show de abertura na Choppada Intercursos da Unesp, nesta sexta-feira, a partir das 23h. "Preparamos um repertório especial para a noite. A única vez que tocamos na cidade foi em 2010, esse é o nosso segundo show aqui. Estamos dispostos a fazer o impossível para agradar o público, até vamos fazer alguns covers, mas deixamos estas músicas com a nossa cara.", revela Santanielo.
 A banda divide o palco com a Psicoteria, bateria do campus Unesp-Ibilce, e também com os conterrâneos da banda Rocket, que dedicam seu repertório aos hits dos anos 80. A festa acontece nesta sexta, dia 13, a partir das 23h no Clube da Unirp. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

Show com a banda
 Passei Uma Tarde Assim

Abertura da Choppada Intercursos da Unesp 
Dia 13/4, a partir das 23h.
Ingressos à venda local, a partir de R$30,00. (Open Bar)
www.passei.tnb.art.br
Facebook: Passei Uma Tarde Assim
Twitter: @passei_
+ Informações: 7812-3909 (Jeff Santanielo)

Nenhum comentário: