segunda-feira, 2 de abril de 2012

Educação cria atendimento para alunos com potencial e talento e São José do Rio Preto sobre 18 pontos no ranking do Município VerdeAzul

                                                                  
Crianças e adolescentes que freqüentam a rede pública de ensino terão, a partir deste ano, atendimento diferenciado para desenvolver seu potencial e talento. A proposta é da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, por meio da Gerência de Educação Especial, em parceria com o IBILCE/UNESP, que acaba de implantar o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), no Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC).
 O projeto educativo envolve co-responsabilidade das escolas e dos sistemas de ensino, tanto na observação e sinalização dos alunos, como na participação nos Planos Individuais de Trabalho.
 Segundo a coordenadora do projeto, Mônica Lopes Garcia, o CEDET emprega um método de observação, cientificamente validado, começando na sala de aula regular. “Alunos sinalizando presença de potencial em um ou mais domínios são estudados de maneira sistemática, pela equipe de especialistas”, afirma.
 O Centro já conta com cinco facilitadores, que são docentes licenciados em diversas áreas e especializados em Atendimento Educacional Especializado.
 O projeto-piloto teve início na rede em 2011 com a identificação de 29 estudantes com perfil. Foram realizadas duas observações sistemáticas, uma por meio de sinalização da escola e outro já no CIECC para ver em que domínios esse estudantes se destacavam.
 “A partir deste ano, está sendo traçado um plano individual para cada aluno, visando desenvolver os talentos em que se destacam. O diferencial é que agora o CEDET tem sede própria e com a instalação do projeto no CIECC, que já oferece apoio em diversas áreas como, por exemplo, matemática, física, química, biologia, informática e linguagem”, afirma.
 O próximo guia para identificação de novos estudantes com potencial e talento será realizado aos alunos de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de nove escolas da rede municipal de ensino, no próximo mês de maio.


São José do Rio Preto sobe 
18 pontos no ranking do 
Município VerdeAzul 


O Município de São José do Rio Preto está entre as 17 cidades que melhor cuidam do meio ambiente no Estado de São Paulo. A certificação do programa Município VerdeAzul, o selo verde da Secretaria estadual do Meio Ambiente elevou Rio Preto da posição 35 para a 17, entre os 158 municípios paulistas que participam do programa.  “Trata-se de um reconhecimento a uma série de medidas de cuidado com o meio ambiente. Mas é principalmente o resultado de toda uma política implementada pelo Governo Valdomiro”, destacou o secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno.
Para se qualificar o município deve atender 10 diretivas do programa. O objetivo é estimular as cidades a investir nas questões ambientais. Os municípios que obtém melhor desempenho tem privilégio na liberação de verbas por parte do Estado. Entre os itens que contaram pontos estão o programa de arborização, o projeto anti-enchentes, o tratamento de água e esgoto e a destinação de resíduos sólidos da construção civil. “Rio Preto é modelo quando o assunto é o tratamento de resíduos”, comemora Bueno.
Um dos resultados dessa certificação será imediato: nesta terça-feira (05/04) o secretário Lima Bueno se reúne em São Paulo com representantes do Ministério do Meio Ambiente. Rio Preto foi contemplada com recursos para investir em tratamento de resíduos. “Fomos selecionados para receber recursos federais. Apenas algumas cidades tiveram esse privilégio”, informa Bueno.
O secretário destacou que toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente se empenhou para conquistar uma melhor posição no ranking do selo verde. “Lutamos e conseguimos subir 20 posições, cumprimos nossa meta”, destaca o secretário.

Nenhum comentário: