quinta-feira, 5 de abril de 2012

Igrejas católicas celebram Missa de Lava-Pés


Hoje, Quinta-feira Santa, todas as paróquias católicas do mundo celebram a Missa de Lava-pés e a instituição da Eucaristia (hóstia consagrada). A missa como conhecemos hoje foi criada nos moldes de uma quinta-feira distante, há 2 mil anos, quando Jesus reuniu seus discípulos, lavou-lhe os pés em sinal de humildade e partiu o pão. Estes últimos gestos de Jesus, eternizados na Santa Ceia, são repetidos pela imensa legião de católicos.
Algumas paróquias brasileiras fazem o Lava-pés com pessoas da comunidade, vestidas a caráter como os apóstolos de Cristo. Em seguida, é celebrada a missa, encerrada com a adoração do Santíssimo Sacramento. É uma vigília de oração e contrição, em respeito à paixão e morte de Cristo, protagonizada na Sexta-feira Santa (confira abaixo a programação das paróquias da Diocese que terão Auto da Paixão).
O arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, ex-bispo de Rio Preto, preside a missa de Lava-pés hoje às 19 horas na Rede Vida de Televisão. Ele vai lavar os pés de 12 ministros da Eucaristia, que representam os apóstolos. “Os ministros foram escolhidos, porque são eles que levam a comunhão aos doentes, nas casas,” disse o produtor e músico Paulinho Ribeiro, responsável pelas missas diárias da emissora. Ele e o Grupo Vida vão cantar durante toda a cerimônia.
“Na Quinta-Feira Santa, é celebrada também a instituição da Ordem (vida presbiteral). Jesus realiza estes gestos e recomenda aos apóstolos para fazer o mesmo. Tudo acontece quando oficializa o Mandamento Novo do Amor, lavando os pés dos discípulos,” diz Dom Paulo. Nas paróquias da Diocese, as celebrações estão marcadas para a noite (19h30 e 20h). Algumas, como a igreja Santa Teresinha, pede para os fiéis levarem pão para o momento de partilha, em seguida adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na paróquia Divino Espírito Santo, a missa de Lava-pés terá também bênção e unção dos enfermos. No Santuário São Judas Tadeu, às 23h45, começa a Caminhada Penitencial, rumo a Engenheiro Schmitt. Na região, a paróquia São Pedro, de Nova Luzitânia, começa o dia com Procissão Penitencial às 5 horas da manhã. Em Votuporanga, a igreja Santa Luzia também convocou os fiéis para a Procissão de Penitência, às 5h30 da manhã.

Católicos encenam o Auto da Paixão

As encenações dos últimos momentos da vida humana de Jesus Cristo devem atrair 31 mil pessoas em Rio Preto e região. Ao todo, 21 paróquias prepararam peças de teatro, para amanhã durante todo o dia, inclusive na madrugada, com a Paixão de Cristo de Bálsamo, a partir das 3 horas. As encenações que atraem mais público são as de Olímpia, Bálsamo e Rio Preto. Juntas, elas esperam 13 mil pessoas.
Em Bálsamo, a peça começa no palco da praça da matriz, onde serão montados quatro cenários. Depois o público segue até o cruzeiro municipal, a 4,5 quilômetros do Centro. A expectativa é que 4 mil pessoas de toda a região compareçam. O evento reúne 90 personagens e pelo menos 15 voluntários trabalhando nos bastidores. “Estamos ensaiando desde janeiro, três vezes por semana,” conta Cláudia Regina Morandi, uma das participantes do grupo teatral. Os organizadores vão arrecadar alimentos não-perecíveis para ajudar a Sociedade São Vicente de Paulo.
Na cidade de Olímpia, o público desse ano deve chegar a 7 mil pessoas, segundo o diretor e produtor da peça Rodrigo César Marini. “São esperadas também excursões de Severínia, Barretos, Ribeirão Preto e Guaraci.” A peça envolve pelo menos 150 pessoas, das quais 75 são atores. “É sempre gratificante contar essa história. Tentamos ir além do sentido comercial que a Páscoa representa e mostrar que ela é esperança para cada um de nós,” diz Marini.
Em Rio Preto, pelo nono ano seguido, a Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida vai apresentar o Auto da Paixão. A expectativa de público é 2 mil pessoas. A Cia Fulano de Tal, de teatro, e o Centro Cultural Vasco são os responsáveis pela encenação. Cem pessoas compõem a equipe, entre membros da comunidade, elenco e músicos. ( Escrito por Cecília Demian)


Santuário realiza
 caminhada com Jesus 

O Santuário Nossa Senhora da Paz irá realizar no dia 06 de abril a caminhada com Jesus. O evento acontece anualmente na madrugada da Sexta-feira Santa na cidade de Bálsamo, no qual é realizada uma encenação da Paixão de Cristo em conjunto com uma caminhada penitencial de mais de 4 km. É uma experiência única de oração e meditação sobre a Paixão de Cristo.
Será realizada no início do evento, uma arrecadação de alimentos não perecíveis para serem destinados a famílias carentes. Colabore levando qualquer gênero e quantidade de alimentos não perecíveis. Haverá um ponto de coleta no local do início da encenação.

Realização: 
Santuário Nossa Senhora da Paz
Local: Praça da Matriz Bálsamo
Informações: (17) 3264-1144

Nenhum comentário: