sexta-feira, 6 de abril de 2012

Projeto vai educar por meio de fantoches


 A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, em parceria com o Instituto 3M de Inovação Social e ONG Grupo Primavera, implanta neste mês um novo projeto: o Teatro de Fantoches. Trata-se de um programa no qual os educadores de cada escola trabalham temas diversos em sala de aula, por meio de bonecos, em forma de fantoches.
 O lançamento do projeto será na próxima segunda-feira (9/4), às 19 horas, no Teatro Sesi. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Maridalva Bertacini, o Teatro de Fantoches será dividido em duas etapas: na primeira ocorre a capacitação de professores de 11 escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino. Já na segunda, os educadores vão ensinar por meio dos fantoches.
 Para a capacitação serão selecionados dois educadores por escola, que passarão por treinamento no próximo dia 14/4, na sede da Secretaria de Educação, onde será ensinado como produzir e utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que possam transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica. Posteriormente, estes educadores serão multiplicadores deste conhecimento, passando o que aprenderam aos demais educadores das escolas.
 No final do ano, os melhores trabalhos apresentados por esses professores serão premiados pelos parceiros do projeto, em uma cerimônia a ser realizada na própria cidade.
 Deverão integrar o projeto as escolas infantis e de ensino fundamental dos quatro Núcleos da Esperança, Parque da Liberdade e Nova Esperança, que tiveram início de aulas neste ano.
 Fantoches
 O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações” é uma idealização do Grupo Primavera, de Campinas. O Instituto 3M de Inovação Social patrocina o programa em São José do Rio Preto e em Mairinque. Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG.
 Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

Nenhum comentário: