quarta-feira, 18 de abril de 2012

São José do Rio Preto tem 3º melhor atendimento odontológico do País e Campanha do Agasalho será lançada nesta 5ª feira


São José do Rio Preto tem o melhor atendimento odontológico do estado de São Paulo e o terceiro melhor do Brasil entre as cidades com população igual ou superior a 300 mil habitantes. Esse é o resultado do Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde e conselhos regionais de odontologia.
 O prêmio, que é anual, visa identificar os municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.
 A premiação dos municípios com os melhores atendimentos odontológicos oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu no último final de semana, no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor. Rio Preto, que concorria na categoria acima de 300 mil habitantes, ficou em primeiro na etapa paulista e em terceiro lugar no Brasil. Recebeu menção honrosa.
 A placa da homenagem foi entregue nesta quarta-feira(18/4) ao prefeito Valdomiro Lopes pela coordenadora do programa de Saúde Bucal do município, Ana Maria Pranke, que representou a cidade na entrega do prêmio e pelo médico da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Gonçalves Borges. Em primeiro lugar ficou Curitiba.
 Seleção
No Estado de São Paulo, a seleção dos municípios inscritos foi realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. O prêmio divide os candidatos em três categorias: municípios com até 50 mil habitantes, de 50 mil a 300 mil habitantes e os com população acima de 300 mil habitantes.
Rio Preto ficou em 1º lugar na categoria acima de 300 mil habitantes, a frente inclusive da capital, que ficou em 4º lugar. O segundo colocado foi o município de São Bernardo do Campo, o 3º Ribeirão Preto e o 5º, Guarulhos. Nas categorias até 50 mil habitantes concorrem Capivari e na intermediária, Marília.
Entre os principais critérios de seleção estavam maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde, existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS), existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e existência de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal, entre outros.
Raio-X
Hoje, Rio Preto dispõe de atendimento odontológico em todas as 25 unidades de saúde, inclusive com agendamento diário. Ainda dentro da rede básica, a cidade oferece atendimento diferenciado para crianças de zero a quatro incompletos dentro do projeto Bebê Clínica em 15 unidades de saúde. Já para no atendimento especializado, o município dispõe de dois Centros de Especialidades Odontológicas, inclusive com distribuição de próteses dentárias.

Campanha do Agasalho 
será lançada nesta 5ª feira 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lança oficialmente nesta quinta-feira (19/4) a Campanha do Agasalho 2012 - “Alguém espera seu abraço solidário”. A abertura da solenidade será feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes e pelo prefeito Valdomiro Lopes. O evento acontece no auditório do 9º andar da Prefeitura de Rio Preto, às 9 horas.
A Campanha do Agasalho é uma das ações mais importantes desenvolvidas pelo Fundo Social e terá a participação de associações de bairros, entidades, clubes de serviços, instituições constituídas como Polícias Militar e Civil, Tiro de Guerra e representantes da sociedade rio-pretense que, todos os anos, aderem ou são beneficiadas pelas campanhas, projetos e ações realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Em 2011, a Campanha do Agasalho arrecadou e distribuiu mais de 230 mil peças, entre agasalhos, cobertores, mantas, roupas e calçados. O Fundo Social desenvolve importantes projetos como: “Olhar Solidário” “Arrastão da Solidariedade”, Jogos Regionais dos Idosos - JORI, Campanha “Amigo presente no Natal” e mantém ainda o Banco Municipal de Alimentos, oito creches AMOR, dois projetos Escolas Viva e o Ponto de Cultura de Rio Preto.

Nenhum comentário: