sábado, 7 de abril de 2012

Sorocaba recebe a 13ª edição da Exposição Filatélica do Interior de São Paulo


Evento filatélico será realizado no Espaço São Bento com organização dos Correios e Club Philatelico Sorocabano.
A partir do próximo dia 12 até o dia 20 de abril, a cidade de Sorocaba será palco de mais um grande evento filatélico do Estado de São Paulo. 

A Expofinter – Exposição Filatélica do Interior, que em sua 13ª edição contará com a participação de colecionadores de todo o Estado de São Paulo, e tem como objetivo divulgar a arte de colecionar selos postais.
O evento será realizado no Espaço São Bento, Largo São Bento, 144 – Sorocaba/SP e estará aberto ao público, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, sábado e domingo, das 9 às 12 horas. A abertura oficial acontecerá no dia 12 de abril, às 19 horas, com lançamento de carimbo postal comemorativo alusivo ao evento. 
Cerca de 25 mil selos e peças filatélicas estarão expostos. A coleção de selos “Os Primeiros”, uma coleção que traz os primeiros selos emitidos de cada país, irá despertar a atenção dos aficcionados e curiosos pelo hobby. 
A exposição é organizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e pelo Club Philatelico Sorocabano e conta com o apoio da Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo – FEFIESP e da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF. 
Sobre o Club Philatelico Sorocabano 
O Club Philatelico Sorocabano é uma das mais antigas e tradicionais instituições culturais de Sorocaba. Fundado em 18 de julho de 1937, ao longo de sua história, o Club Philatelico Sorocabano já organizou diversos eventos filatélicos, entre eles, Expofiso 20 (estadual e maior exposição filatélica do Brasil no ano de 1996), Exposição Nacional de Filatelia Maçônica em 1999 e Exposição Nacional de Jornalismo Filatélico em 2004. O clube fica na Rua São Bento, 190, 6º andar, sala 66 – Centro.

Carta Social tem selo exclusivo

A Carta Social, com tarifa simbólica de R$ 0,01, ganhou selo exclusivo. O novo selo, lançado no dia 13 de julho de 2011, em Brasília/DF, é obrigatório desde o último dia 13 de março, por norma definida em portaria do Ministério das Comunicações. 
Agora, a Carta Social está disponível apenas aos beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes. São mais de 13,3 milhões de famílias, ou cerca de 50 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Um em cada cinco brasileiros é alcançado pelo benefício.
Cada pessoa pode postar até cinco cartas por dia. As correspondências devem ter peso máximo de 10 gramas e endereçamento manuscrito. Sua postagem é feita nos guichês de atendimento das agências dos Correios, mediante a comprovação de que o remetente é titular ou dependente de titular do programa Bolsa Família.
Com designer de Míriam Guimarães, o selo tem uso exclusivo para o franqueamento de cartas sociais e sua tiragem é ilimitada. Utiliza  as cores nacionais, verde e amarelo, trazendo  bonequinhos de mãos dadas, que representam a integração proporcionada pelo serviço de Carta Social. 

Nenhum comentário: