segunda-feira, 30 de abril de 2012

UBSF Vila Toninho passa a oferecer tratamento antitabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)


A população de Rio Preto tem mais uma opção para tratamento contra o tabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Saúde acaba de implantar o terceiro centro antitabagismo do município, agora na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Toninho. Os outros serviços do gênero funcionam nas UBSs Santo Antônio e Solo Sagrado.
Segundo a coordenadora do programa de Saúde da Família, Juliana Chimello, o novo serviço já iniciou a triagem de pessoas interessadas em parar de fumar. “Cerca de 40 pessoas já demonstraram interesse em participar do tratamento. Os interessados, independente do bairro em que moram podem procurar tanto a Vila Toninho, como qualquer uma das outras unidades que já dispõem do serviço”, afirma.
Em todos os centros antibagismo do município, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco.
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. O serviço não distribui chicletes ou adesivos de nicotina.
“Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde”, afirma a enfermeira.
No 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.

Tratamento antitabagismo

- UBSF Vila Toninho
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 610 - Vila Toninho
Inscrição para lista de interesse no tratamento – Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as segundas e terças.

- UBS Solo Sagrado 
Rua Beatriz da Conceição, 406 - Solo Sagrado 
Inscrição para lista de interesse no tratamento – Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quartas-feiras. 

- UBS Santo  Antônio 
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 - Santo Antônio 
Inscrição para lista de interesse no tratamento – Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quintas-feiras.

Nenhum comentário: