domingo, 20 de maio de 2012

Acervo do saudoso Claudio Malagoli é revisitado na exposição “Registro – Séculos XIX a XXI”

Integrando a programação da 10ª Semana de Museus, está aberta a exposição “Registro – Séculos XIX a XXI”, do artista plástico Claudio Malagoli, no 2º andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. A mostra conta com 29 telas, do acervo “Colorindo Rio Preto e Branco Antigo”, além de imagens e depoimentos de referencia às obras. Um dos grandes objetivos desta exposição é revelar um novo olhar sobre a obra de Malagoli, colocando, lado a lado, a imagem fotográfica que deu origem à pintura e outra atual, para salientar as transformações.
O acervo “Colorindo Rio Preto e Branco Antigo”, foi adquirida pelo município na década de 90, um pouco antes do artista falecer. A série de pinturas foi feita a partir de fotografias antigas, que retratam o desenvolvimento da paisagem urbana de São José do Rio Preto. As imagens da mostra são do início do século até 1960.
Para auxiliar na montagem da exposição, foram realizadas pesquisas com a colaboração de Nilce Lodi, Agostinho Brandi, Olinda Marconi, Milton Marconi e do Arquivo Público Municipal. Na mostra é possível viajar no tempo, desde a construção da primeira capela até a Catedral de São José, localizada na região central.
Também são retratados o antigo Grupo Escolar Cardeal Leme, onde, atualmente, é o prédio do Fórum; a antiga Cadeia, hoje, prédio da Polícia Judiciária; o antigo Palácio Episcopal; o Matadouro Municipal; a antiga sede do Automóvel Clube; o primeiro trem na cidade; a Estrada de Ferro; entre tantas outras paisagens.
A 10ª Semana de Museus é realizada pelo Ministério da Cultura, IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e SBM – Sistema Brasileiro de Museus. Apesar de ser comemorada até o dia 20 de maio, a exposição “Registro – Séculos XIX a XXI” permanecerá aberta por tempo indeterminado no local.

Exposição “Registro – Séculos XIX a XXI”, de Claudio Malagoli
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão – 2º andar

Nenhum comentário: