quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jornada de Mulheres Escritoras termina nesta sexta-feira (25/05)


A “V Jornada Internacional de Mulheres Escritoras” realizada em parcerias com as Secretarias dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Comunicação Social, Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto e SESC termina nesta sexta-feira (25/5), com a participação especial da escritora Rita Braun, da Polônia, uma sobrevivente do Holocausto.
A abertura do evento nesta quinta-feira (24/06) teve a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, da secretária da Mulher, Helena Cristina Marangoni, da secretária da Educação, Telma Antônia Marques Vieira, da diretora regional de Ensino, Maria Silvia Nakaoski, da vice-diretora da Unesp/Ibilce de Rio Preto, Maria Tercília Vilela de Azeredo, das diretoras da Jornada Isabel Ortega e Edilene Gasparini, além de convidados.
Durante o evento, a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes fez a entrega do Prêmio “Lygia Fagundes Telles”, a autora/escritora Rita Braun, de 82 anos. “É com muita alegria que participo desta homenagem, diante de um público tão seleto. Rio Preto se torna referência mais uma vez no Estado de São Paulo e no país, nas áreas de literatura e cultura, com a participação de renomadas escritoras e pesquisadoras de vários pontos do mundo”, destacou.
A V Jornada conta com a presença de escritoras de outros países como, Laura Hernández Muñóz, (México), Araceli Otamendi (Argentina), Gaby Vallejo (Bolívia), Gabriela Aguilera (Chile), Rita Braun (Polônia) que o lança o livro “Fragmentos de uma vida”, Araceli Otamendi (Argentina), de escritoras brasileiras como, Dulce Quental (Rio de Janeiro), Adriana Kortland (Brasília), Eliane Potiguara (indígena brasileira), Nina Silva (Rio de Janeiro), Dinamara Garcia (Rio Preto), Giulia Moon, Cecília Prada, Edilene Gasparini, Nilza Amaral, Claudia Nigro.
A Jornada reúne mulheres escritoras, leitoras, universitárias e universitários, com o objetivo de comunicar-se, expor  e  intercambiar conhecimentos, experiências e apresentação de livros.
O evento tem o apoio de instituições de ensino como UNESP-IBILCE, UNIP, UNORP, UNIRP, UNILAGO com o apoio da Rede de Poetas do Mundo e da União Brasileira de Escritores (UBE). A entrada é franca, no SESC Rio Preto.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, “V Encontro de Redes”, “Café Literário”, encontro das escritoras e público e, ainda, lançamento de livros.

25/05
10h30 - Claudia Maria Ceneviva Nigro (Rio Preto)
Palestra” “Lygia Bojunga e a violência contra a mulher”
Laura Hernández Muñóz – México
“A literatura como forma de vida na nova era”
Gabriele Aguilera  - Chile
Palestra “O micro conto como suporte de impacto: violência de gênero”
Nilza Amaral – São Paulo
Palestra: Palestra: "Paixão, Fantasia, Frustração"
Moderadora – Liliane Siqueira
Debate
Café Literário
13 horas - Araceli Otamendi – Argentina
Palestra: “A narrativa policial das mulheres. A novela de enigma e a novela negra. O conto policial”.
Dinamara Garcia Rodrigues (Rio Preto)
Palestra "Literatura interativa na internet: subcultura, cosplay, RPG e música pop"
Dulce Quental -  Rio de Janeiro
Palestra: “A voz do autor”
Moderadora- Niminon Susel Pinheiro
Café Literário

Nenhum comentário: