segunda-feira, 14 de maio de 2012

Saúde já vacinou 11.255 animais contra raiva e Escolas municipais realizam Dia da Família

  
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto já imunizou, até o último sábado, dia 12/5, 11.255 animais contra raiva. Desse total, 10.172 são cães e 1.083 são gatos. A expectativa é imunizar contra a doença 41,8 mil até o final da campanha, em 30 de maio.
 Segundo o coordenador da campanha, o veterinário Luís Flávio Vani Amaral, para a população saber onde levar seu animal de estimação para ser vacinado contra a raiva, no local mais próximo de sua casa, pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.
 “Também foi disponibilizada a opção do munícipe entrar no site da Prefeitura de Rio Preto, no endereço www.riopreto.sp.gov.br/saude ou ainda ligar diretamente no Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (17) 3231-6494”, afirma o veterinário.
 Devem ser imunizados contra raiva cachorros e gatos com idade superior a três meses, exceto animais doentes ou fêmeas que estejam na fase final de gestação.
"A única orientação é que os pais evitem que crianças conduzam os animais até os locais de vacinação, por questões de segurança. Os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente", afirma.
 Nesta terça e quarta-feira, 15 e 16/5, respectivamente, as equipes de vacinação antirrábica da Secretaria de Saúde vão estar na área de abrangência da UBS Parque Industrial.
 Serão seis postos de vacinação: nas praças públicas da rua Campos Sales com rua Rio Preto e na da rua Barretos com Osvaldo Aranha, além dos Petshops Nutrianimal, Moreno (da rua Rubião e Penita) e Planeta Bixo, que vão funcionar das 14 às 19 horas.

 LOCAIS DE VACINAÇÃO
(Terça e quarta-feira, das 14h às 19h)

. Praça pública da rua Campo Sales esquina com a rua Rio Preto
. Praça pública da rua Barretos esquina com a rua Osvaldo Aranha
. Petshop Nutrianimal (Rua Ipiranga, 3770)
. Petshop Planeta Bixo (Rua Consolação, 1434)
. Petshop Moreno Loja 1 (Rua Penita, 2210)
. Petshop Moreno Loja 2 (Rua Rubião Júnior, 1453)

Escolas municipais
 realizam Dia da Família

Escolas da rede municipal de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, realizam nesta terça-feira, 15/5, o Dia da Família na Escola. A ação tem por objetivo promover a integração entre a unidade escolar, funcionários, alunos e pais.
 Na escola Agostinho Brandi, no Cristo Rei, a programação terá início às 9 horas e se estende até às 19h30. Estão previstas brincadeiras, palestras, além de atendimento de saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, testes sorológicos para HIV, sífilis e hepatite, realização de exame de papanicolaou e avaliação nutricional – todos atendimentos voltados para os pais e professores.
 Já na escola Pato Donald, na Boa Vista, a comemoração terá como tema “Laços que unem e nos organizam em uma grande trama chamada família”. A ação tem início programado para às 18 horas. Na programação estão três oficinas que serão realizadas em parceria com pais e alunos: tenda de histórias e fantoches, construção de uma horta em garrafas pets e brinquedos recicláveis.
 Na escola Jacy Salles da Silva, no João Paulo II, a programação será à tarde, das 14 às 17 horas. Além de atividades com as crianças, estão programadas ainda ações de prevenção a dengue, vacinação contra gripe para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde – idosos, gestantes e crianças menores de dois anos de idade - e aferição de pressão arterial.

Nenhum comentário: