sábado, 12 de maio de 2012

Sereias do Palácio das Águas foram restauradas e Rio Preto ganha distrito industrial na região norte


As três sereias da ETA –Estação de Tratamento de Água (Palácio das Águas) foram restauradas. Integrantes do patrimônio cultural e de valor histórico, elas ocupam papel de destaque na composição arquitetônica do prédio, desde sua inauguração em 1955.
 Deterioradas em razão da ação do tempo, o trabalho de restauração contou com a escariação de todas as quebraduras, reforço das ferragens internas, enchimento com massa, aplicação de massa acrílica, rejuntamento de pastilhas, pintura, aplicação de resina de proteção e remoção e aplicação de algumas pastilhas de vidro.
 “As três sereias são as referências da ETA. Elas compõem uma espécie de ‘comitê’ de recepção aos visitantes. Além disso, fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, a restauração foi um trabalho de arte”, destaca o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.
 A restauração foi realizada pelo escultor Romildo Cardozo Santos, um dos artistas plásticos mais importantes do Brasil. Suas obras estão em acervos no Brasil, Itália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos. No país é responsável por monumentos que estão em portais e praças de mais de 30 cidades.
 “Nesse trabalho de restauração das sereias fomos totalmente fiéis. Fizemos o registro antes de iniciar e reproduzimos cada detalhe, fazendo a correção dos locais que precisavam”, diz Romildo Cardozo.
 Quem quiser conferir como ficou o trabalho de restauração, basta agendar um horário para visitação pelo telefone 3211.8212 ou pelo email semae@semae.riopreto.sp.gov.br .
  
S. J. do Rio Preto ganha um novo  
Distrito Industrial na Região norte

A Prefeitura de São José do Rio Preto prepara a instalação de um novo Distrito Industrial, na região Norte da cidade. O município recebeu nesta quinta-feira (10/05), a doação dominial e institucional de 71 alqueires,localizados em área próxima ao Residencial Nova Esperança, onde será instalado o novo distrito industrial.
 A área, segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, é contígua a outra de 10 alqueires, também doada anteriormente, que será sede da expansão do programa de distritos empresariais.
 “Um novo distrito industrial vai contribuir para a geração de emprego, melhorias de renda e de apoio à expansão dos empresários locais”, afirma o prefeito Valdomiro Lopes.
 Atualmente, Rio Preto possui três distritos industriais e 13 minidistritos.

Nenhum comentário: