quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bosque Municipal tem dois novos moradores


O bosque municipal de Rio Preto ganhou dois novos habitantes: um hipopótamo e uma anta. No último dia 27 de maio nasceu o filhote de hipopótamo e dois dias depois (29/05) nasceu o filhote de anta. Os dois filhotes ficaram isolados e foram colocados hoje (06/05) para visitação pública.
O veterinário Bernard Von Shimovsky informou que o hipopótamo terá de ser removido depois que crescer. “Não há espaço no recinto para ele, pois são animais grandes”, explica. Como o filhote é macho, ele também pode ser atacado pelo pai, pois são animais territoriais que não aceitam outro macho na área.
O filhote de hipopótamo será mantido no bosque até atingir idade de desmame, por volta de seis meses. Já o filhote de anta, deve entrar para a manada existente no local.
A gravidez do hipopótamo dura 9 meses. Já a anta demora 13 meses para nascer. A procriação em cativeiro é considerada positiva porque indica que os animais estão bem adaptados.
Nesse período é época de procriação das aves. As aves que mais procriam no bosque de Rio Preto são as emas, jacus, perdizes e pavões. O pavão costuma criar até seis filhotes, mas a sobrevivência é rara, diante da fragilidade dos filhotes.
O bosque municipal ficará aberto todos os dias neste feriado, das 9h00 às 17 horas.

Nenhum comentário: