segunda-feira, 25 de junho de 2012

Guarda Municipal fará pedágio contra pipa/cerol


A Prefeitura, por intermédio da SMTTS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança destacou agentes da Guarda Municipal para iniciar hoje (25/06) uma campanha de conscientização de estudantes da rede pública contra o uso do cerol.
A ação faz parte de uma campanha de conscientização e inclui a realização de um pedágio na próxima quinta-feira (28/06), um pedágio na Avenida Bady Bassit, em frente à Danda Motos. Os agentes vão distribuir gratuitamente antenas para motocicletas. As antenas evitam acidentes com linhas de pipa. Serão 80 antenas gratuitas fornecidas pela loja, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito.
Seis agentes da Guarda Municipal vão percorrer 24 escolas para explicar as consequências do uso do cerol com material cortante. Eles também distribuem adesivos e folders explicativos. Foi escolhida a última semana de aulas porque o maior volume de ocorrências ocorre nas férias escolares, que começam na próxima semana.
O cerol é uma cera que os adolescentes usam na linha com material cortante para fazer guerra de pipas e cortar outras linhas. O uso do cerol é proibido pela lei 10.842/2010, que proíbe uso de cerol no município e prevê multa de ½ salário mínimo para quem for flagrado fazendo uso do produto.  A região de maior incidência do uso de pipa com cerol é na região Norte de Rio Preto.
A fiscalização é feita pela Guarda Municipal, que no ano de 2011 apreendeu 87 pipas com cerol somente no mês de julho e outras 125 pipas entre dezembro e fevereiro deste ano, períodos de férias escolares.
O diretor da Guarda Municipal, José Duarte Dias, informa que o risco maior não é no momento em que as crianças empinam a pipa com cerol. “O risco é quando essa linha enrosca em árvores ou fios e fica abandonada. O motociclista passa e tem o pescoço cortado”, ressalta. Rio Preto já tem registro de uma vítima fatal em decorrência dessa situação.
As principais vítimas da pipa com cerol são os motoboys e usuários de motocicletas. “Pedimos aos pais que proíbam seus filhos de usar cerol, eles podem evitar graves acidentes”, apela o diretor da Guarda Municipal. A campanha começou hoje e vai até sexta-feira (29/06).

Nenhum comentário: