quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mostra de Canários reúne 1,7 mil aves em RP


A partir de hoje, quarta-feira (06/06) até domingo (10/06), o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucato sedia a Exposição Anual de Canários de Canto, Cor e Porte. As aves são de criadores de São José do Rio Preto e região e o evento visa classificar para participar do Campeonato Brasileiro, que acontece em Itatiba, em julho.
 Vinte e cinco criadores expõe 1.700 aves até domingo. Dessas, 1.306 já foram julgadas. Na exposição estão aves cujo valor varia de R$100 a R$3 mil. O canário mais valioso é o canário de porte, pois é mais difícil de cuidar.
 O presidente da associação dos canaricultores de Rio Preto, Wilson Campos, informa que os canários entre os mais valiosos está a espécie Frisado Parisiense, cujas aves estão em exposição e tem apenas três criadores que se aventuram a cuidar da espécie na região. “Eles não gostam de procriar e quando nasce o filhote tem que arrumar fêmea de outra espécie para cuidar”, explica Campos.
 De acordo com o criador, o objetivo da exposição é estimular o hobby. Pois, criar canários é um esporte, já que as aves campeãs não recebem prêmio em dinheiro. “Há os que vendem os filhotes, mas a maioria só cria para participar dos campeonatos”, informa o presidente da entidade.
 O canário procria em cativeiro e não sobrevive fora dele. Uma fêmea está apta a procriar nos meses de julho e agosto. Ela põe de 4 a 5 ovos em cada postura. São 20 ovos por ano. Desses, apenas seis filhotes sobrevivem. Depois da postura dos ovinhos, são 13 dias para o nascimento dos filhotes. Tanto a fêmea quanto o macho alimentam os filhotinhos, que depois de 30 dias são separados dos pais. O Brasil é o segundo maior criador de canários do mundo. O primeiro é a Itália, que possui os canários considerados mais belos em canto, cor e porte.
 A exposição de canários fica aberta ao público, no Recinto, das 8h00 às 17 horas, até sábado (09/06). No domingo (10/06) das 8h00 às 12 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário: