segunda-feira, 11 de junho de 2012

Saúde vai distribuir kits no Dia dos Namorados e Campanha contra gripe é prorrogada até quinta


Com o objetivo de orientar os casais de namorados sobre sexo seguro, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, distribui nesta terça-feira (12/6), data em que é celebrado o Dia dos Namorados – dois mil “kits prevenção”.
 O material - que é composto de três preservativos, um chaveiro em formato de coração com a mensagem “Quem ama, cuida” e um folheto educativo com dicas sobre a importância do uso do preservativo - será distribuído na Estação Rodoviária, bares próximos à faculdades e estabelecimentos da região norte do município, entre 18h30 e 22h30.
 A ação será acompanhada por uma performance conhecida como “Poetas ao Pé do Ouvido” - grupo de atores que vai abordar as pessoas no meio da rua e pedir a autorização para transmitir o recado de um poeta. Após o consentimento, o ator declama um trecho de um poema, bem baixinho, ao pé do ouvido mesmo, com temática ligada ao amor.
 No final é dita a mensagem da campanha: “O poeta fala de amor... e quem ama cuida”. “No final, é entregue o kit”, afirma a psicóloga do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/Aids, Anyela Gouveia Monteiro.

“Poetas ao Pé do Ouvido” 
 Versão Dia dos Namorados
Data – 12/6/2010 (Terça-feira)
Horário – 18h30 às 22h30
Locais
- Estação Rodoviária
- Bares das Instituições de Ensino Superior UNORP e UNILAGO
- Bares da avenida Monte Aprazível, no Eldorado, incluindo Lanchonete Estrelinha
- Centro Esportivo Jambolão, no Solo Sagrado
- Bares da avenida Mirassolândia, próximo ao Supermercado Trídico)
- Bar do Ceará;
- Escola de Competências “Deputado Roberto Rollemberg” – ECO Sto. Antônio;
- Bares da avenida Murchid Homsi       

Campanha contra gripe é 
prorrogada até quinta-feira

Idosos, gestantes, crianças menores de dois anos e portadores de doenças crônicas que tenham prescrição médica e que ainda não se vacinaram contra gripe têm até a próxima quinta-feira (14/6), para se imunizarem contra a doença. Os grupos a serem vacinados seguem critérios determinados pelo Ministério da Saúde. A campanha foi prorrogada mais um dia no Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde.
 Em Rio Preto, segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacina está disponível em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município.
 “A vacina só é contra-indicada para quem tem alergia a ovo e aos componentes da vacina. A versão deste ano, disponibilizada pelo SUS, imuniza contra três tipos de vírus - influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B”, explica Michela.
 Do início da campanha, em 2/5, até a última quarta-feira, 6/6, foram imunizadas 56.884 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 76%. A categoria das gestantes é a que apresenta a menor cobertura com 2.639 mulheres vacinadas (67%), seguida dos idosos com 38.575 imunizados (68%).
Casos
Foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz um novo caso de Influenza A (H1N1), conforme disposição abaixo:
 Influenza A (H1N1)
- 1 mulher, 37 anos, internou no HB no dia 6/6, onde permanece internada em bom estado geral. Tem comorbidades (doenças preexistentes).
 Com o novo caso, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 19 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.

Nenhum comentário: