terça-feira, 12 de junho de 2012

Selo e carimbo marcam nesta quarta-feira os 70 anos do Zoológico de Ribeirão Preto


Os Correios lançam nesta quarta-feira (13), às 9h, na Praça de Alimentação do Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto, Rua Liberdade, s/nº, Ribeirão Preto (SP), uma folha de selos personalizados e um carimbo postal comemorativo dos 70 anos de história do Bosque Zoológico Fábio Barreto.
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa da prefeita municipal de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário do zoológico.
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre os Selos
A folha que marca os 70 anos do Bosque Zoológico Fábio Barreto é composta por duas partes: na primeira, com oito imagens diferentes (incluindo a de fundo), destaca a flora e a fauna do Pantanal; um registro das riquezas naturais do Brasil. Na segunda parte, o selo estampa arbustos nas laterais como se fosse uma mata nativa, representando a flora. No centro, uma capivara representada pela fauna. Acima do animal, os dizeres: BOSQUE ZOO Fábio Barreto. Abaixo da capivara, os dizeres: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Ribeirão Preto-SP. Completa o conjunto visual: 70 Anos.
Foram produzidos 6.012 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências do zoológico e da prefeitura.

Sobre o Carimbo 
De autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, o carimbo comemorativo apresenta ao centro as mesmas informações que a segunda parte do selo personalizado. Ao redor, em círculo, os dizeres: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Correios – Ribeirão Preto-SP. – 13.6 a 12.7.2012 (referente ao período de circulação do carimbo).
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 612 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

Sobre o Bosque Zoológico Fábio Barreto

O Bosque Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, está completando 70 anos e é um dos mais antigos zoológicos em atividade no Brasil. Resquício de mata nativa em plena área central da cidade, o local funcionou durante muitos anos como centro de entretenimento e lazer.
Após, surgiu a fase de atuação na preservação da natureza, fauna e flora, configurando-se como centro de estudos.
Hoje, mais de 90% de suas atividades são voltadas para a Educação Ambiental, o que vem beneficiando os 50 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto, através do projeto PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental, iniciado no final da década de 90, numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. (Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto).

Nenhum comentário: