domingo, 29 de julho de 2012

Ataíde Lemos, poeta e escritor e seu ELEIÇÕES

 Eleições

O que é uma eleição? Para muitos, a eleição tem pouco significado; para outros é um desperdício de recursos tanto privado quanto público e ainda, para outros, não significa nada já que não se interessam ou gostam de política.
Porém, é importante termos consciência do que significa eleições por muitos motivos como:

 A eleição é um recurso democrático aonde a sociedade escolhe aqueles os quais governarão seu país, estado ou município, como também determina aqueles que os representarão no legislativo por um determinado período.

 A eleição proporciona a sociedade excluir representantes ou governantes, que não estejam satisfazendo aos anseios ou correspondendo com a função, a qual foram eleitos através do voto.

A eleição proporciona a sociedade excluir da vida publica governadores ou representantes (parlamentares) que cometem atos de corrupção, de improbidade administrativa, mas que, infelizmente, devido à justiça ser morosa, mantém-se no poder. Portanto, por meio do voto, o eleitor tem a oportunidade de fazer o julgamento e dar o veredicto através das urnas.

 Eleições dão acesso a novas lideranças políticas, oferecendo oportunidade a todos que desejam ingressar na vida pública e política, renovando os políticos, bem como contribuindo para que a sociedade avance com novas propostas, com novas ideologias, ou seja, as eleições proporcionam a dinamização, por meio da renovação da classe política.

 As eleições permitem a sociedade aprovar novos projetos seja na área econômica, social, cultural, pois a cada eleição o eleitor tem a oportunidade de alterar os rumos de seu país, estado ou município, optando por um novo projeto estrutural, administrativo, alterando prioridades, como também continuar reelegendo um mesmo grupo político.

As eleições proporcionam a alternância do poder, ponto fundamental, pois um grupo muito tempo no poder vicia, torna-se corrupto e aos poucos destrói a democracia.

 As eleições contribuem para que o eleitor possa ter uma visão dinâmica de governos passados, já que por meio das campanhas eleitorais, além dos candidatos apresentarem seus projetos políticos, também trazem a tona os feitos e desfeitos de gestões passada, cabendo o eleitor fazer um filtro para votar conscientemente.
Enfim, eleições é um enorme feito democrático que a sociedade possui, mas que, por ignorância não se dá conta. 
É neste sentido, que muitas entidades sérias procuram conscientizar a sociedade, educando o cidadão para ser um participante ativo, um protagonista com suas analises, sabendo escolher bem seus governantes e representantes (vereadores em 2012), pois os rumos de um país, dos estados e das cidades dependem dos políticos que elegemos. 
http://www.adjorisc.com.br/jornais/oriosulense/artigos/eleic-es-1.1130430

Ataíde Lemos, poeta e escritor, residente em Minas Gerais

Nenhum comentário: