segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bazar Gratuito vai a vários bairros e Saúde faz 33 testes de Aids na Parada Gay


O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto estará nesta semana, levando os Bazares Solidários Gratuitos a vários bairros da cidade. Dessa vez, serão atendidos com peças de roupas, calçados, cobertores e acessórios, os moradores dos bairros Santa Clara, João Paulo II, Santa Catarina e Marisa Cristina II. Os Bazares Gratuitos fazem parte da distribuição e atendimento rápido à população por meio da Campanha do Agasalho 2012 - “Alguém espera seu abraço solidário”, do Fundo Social.
 “Já realizamos cerca de 20 Bazares Gratuitos, nos mais diferentes pontos da cidade. Queremos aumentar ainda mais nosso atendimento, chegando até a população mais distante, para que todos possam escolher suas peças de roupas e se protegerem neste inverno”, destaca a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes.
 O cronograma de realização de Bazares Gratuitos, desta semana, começa com no dia 2 (segunda-feira) na Capela Santa Clara, na rua B, nº 20, na Estância Santa Clara, das 9 às 12 horas.
Na terça-feira (3/7), o Bazar acontece no CRAS do João Paulo II, na rua José Signorini, nº 236, das 9h30 às 12 horas.
 Dia 4 (quarta-feira), será a vez dos moradores do Núcleo da Esperança Santa Catarina, irem ao Complexo Educacional “Maria de Siqueira Campos Pires de Albuquerque” na av. Projeta 1, nº 1125, participar do Bazar, das 14 às 16 horas.
No dia 5 (quinta-feira), Bazar acontecerá no Centro Comunitário do Marisa Cristina II, na rua José Castilho, s/nº, das 13 às 16 horas.
 As pessoas, empresas e instituições que quiserem colaborar com a Campanha do Agasalho, podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, através do telefone 3214-9010.

Saúde faz 33 testes de 
Aids na Parada Gay

Técnicos do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, realizaram neste domingo, (01/7), 33 testes rápidos para diagnóstico de Aids durante a concentração da 11ª edição da Parada LGBTS - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, promovida pelo GADA – Grupo de Apoio aos Doentes de Aids.
 De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, Aracelis de Castro Achcar, o movimento foi de acordo com o esperado. “Tivemos adesão de um público jovem, que pela primeira vez estava se testando. Também foram distribuídos preservativos e material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis”, afirma.
 Exames
 Na rede pública de saúde, os testes de diagnóstico para Aids também podem ser realizados, de forma sigilosa, por meio do Programa Fique Sabendo, em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município. Porém, como é o método convencional, o resultado fica pronto entre 10 e 15 dias. Além do exame para HIV, também é possível realizar sorologia para sífilis, hepatite B e C. 
 Outro local em que esses exames também são oferecidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada, que faz tanto o teste rápido como o convencional, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O atendimento inclusive pode ser agendado pelo telefone (17) 3231-9939.

Nenhum comentário: