sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caminhada em prol do aleitamento materno


Cerca de 100 mães, doadoras de leite, bebês e profissionais de saúde são esperados neste sábado (28/7), na Represa Municipal, para uma caminhada de abertura da 14ª edição da Semana de Aleitamento Materno de São José do Rio Preto.
 A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, em parceria com Fundo Social de Solidariedade, Unimed, Rotary Club Novo Cinquentenário, Senac, Hospital de Base e Ben-Saúde, entre outros parceiros.
 A caminhada, segundo a gerente do Banco de Leite Humano, Silvana Aparecido Alves, terá início a partir das 9 horas saindo de frente da Secretaria do Meio Ambiente, próximo à Academia da Boa Saúde. “A Semana tem por objetivo alertar as mães sobre os benefícios ao bebê com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, bem como importância da amamentação”, afirma.
 A programação prossegue na terça-feira (31/7), com duas palestras voltadas para profissionais de saúde – a primeira às 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde sobre “Escola da Respiração: contribuição do aleitamento materno” e outra às 19 horas, no Senac, sobre amamentação, que será ministrada pela médica Maria José Guardia Mattar.
 No dia 3/8, outra homenagem às mães será realizada no auditório do Senac, a partir das 13h30. Na programação está prevista palestra com representantes do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros em crianças e lactantes.
 Durante a semana as unidades de saúde do município também vão realizar ações de orientação sobre aleitamento materno na sala de espera e distribuir material educativo sobre amamentação.
 Aleitamento
Em Rio Preto, o índice de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança dobrou nos últimos 10 anos, segundo Pesquisa de Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, coordenada pelo projeto Amamentação e Municípios.
 Em 2001, 18,1% das crianças até um ano de vida haviam sido amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida. Em 2009, quando foi realizada a pesquisa que acontece a cada dois anos, o índice saltou para 36%.
 Hoje, a gestante residente no município pode obter orientações sobre aleitamento materno em qualquer uma das 25 unidades de saúde. A Secretaria de Saúde também tem disponível o Banco de Leite Humano, localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: