quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dois espetáculos internacionais no bar da Swift


O FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto tem duas opções de espetáculos internacionais que serão apresentados na Swift Bar Café. Para quem gosta de frequentar o local, nesta quinta-feira (5/7), poderá conferir os espetáculos “Eletric Party Songs”, do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) e “Otra Frecuencia – Audio-Performance de a Dos”, do grupo BiNeural MonoKultur (Argentina/Alemanha).
 Do grupo italiano, o espetáculo “Eletric Party Songs” será apresentado às 19 horas, no bar. A peça musical apresenta poesias baseadas na obra do escritor e poeta norte americano Allen Ginsberg. O espetáculo é uma festa onde os diversificados estilos de música como blues, rock, pop, ópera se encontram. Para este espetáculo, o acesso ao bar estará fechado. Só entrarão aqueles que compraram o ingresso.
 O espetáculo “Otra Frecuencia – Audio-Performance de a Dos” inicia seu ciclo de apresentações, a partir das 20 horas. A peça funciona por meio de um aparelho de MP3 em que cada participante tem que cumprir uma missão virtual. Cada tarefa deve ser feita em conjunto com outro participante, porém cada um vivencia em uma frequência diferente. O bar funciona normalmente durante as performances.
 O Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI) recebe gratuitamente o espetáculo “Brecht – The Hardcore Machine” da Cia. Kosztolányi Dezsõ Theatre (Sérvia), às 19 horas e 21 horas. A peça se baseia na obra “Buckower Elegies” de Bertolt Brecht, que narra questões relacionadas à política, sexualismo, fome e morte, passados na década de 50, período da revolta dos trabalhadores revolucionários na Alemanha Oriental.
 No Complexo Educacional Núcleo da Esperança Vila Azul, às 14 horas, outro espetáculo se apresentará com entrada franca. Da Cia. Teatral ManiCômicos (MG), a produção “Domdeandar”, inspirada nas obras de Fernando Sabino, mostra a busca incessante pelo amor, considerado o sentimento mais puro, importante e valioso.
 Dois espetáculos infantis também serão apresentados no mesmo dia. A peça “Anjo de Papel”, da Cia. Fios de Sombra (SP), será encenada às 16 horas, no Espaço de Arte da Fábrica de Sonhos. O espetáculo conta a história do anjo de papel que caiu do céu e da senhora solitária que vaga recortando sonhos com uma tesoura. No início da noite, às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro, a apresentação da peça “As Três Mulheres Sabidas”, da Cia. Dedo de Prosa (SP), que, diferente dos contos de fadas tradicionais, expõe a sabedoria, determinação e a coragem feminina.
 Outros três espetáculos nacionais adultos vão estrear nesta quinta-feira. A peça “Breu”, de Breu (RJ) se apresenta às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. A história é situada durante a ditadura militar e trata das relações humanas e sua precariedade. Outro grupo carioca se apresenta no Teatro SESC, com “Ninguém Falou que Seria Fácil”, da Cia. Foguetes Maravilha, às 19 horas e 21h30, que também trata das relações humanas, porém como família. O texto se baseia no humor de grandes sucessos da televisão brasileira e britânica como os Trapalhões e Monty Python.
 O espetáculo “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (SP), será apresentado às 19 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. O espetáculo é precursor em unir o teatro épico do dramaturgo alemão Bertolt Brecht aos elementos da cultura hip-hop. Músicos e atores MCs se inspiram nos mitos órficos de morte e renascimento.
 A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM, com produção de Fama Produções e Consultoria. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Nenhum comentário: