terça-feira, 31 de julho de 2012

Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração recebe hoje às 20h30 concerto erudito


 Uma homenagem à música erudita - em especial à obra de Wolfgang Amadeus Mozart - ocupa hoje, a partir das 20h30, a paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Redentora. 
Quarenta e cinco músicos da Orquestra Sinfônica Reunida do Estado de São Paulo tocam sob a regência do maestro Paulo de Tarso, de Rio Preto. 
O concerto contará ainda com a participação de dois solistas - a canadense Véronique Mathieu (violino) e Alexandre Razera (viola). Véronique já esteve em Rio Preto em 2010, durante o Festival de Música Clássica.
Tarso conta que a orquestra é formada por músicos que atuam em conjuntos de Araraquara, Rio Claro e Campinas. Essa formação - inclusive com os solistas - apresentou-se na semana passada durante a terceira edição do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi) e também em Rio Claro. Depois do concerto em Rio Preto, será a vez de Americana receber o conjunto, no dia 2 de agosto. 
Programa 
O concerto será iniciado com a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”. Em seguida, será a vez de uma sinfonia concertante, momento no qual será possível conferir o virtuosismo de Véronique e Razera. A terceira parte será com “Sinfonia nº 25”. “Entre as 41 sinfonias de Mozart, a 25 é vibrante, muito conhecida e foi imortalizada pelo filme ‘Amadeus’, de 1984”, afirma Tarso. 
O maestro explica que o repertório foi selecionado levando-se em conta o número de instrumentistas da orquestra e também com o objetivo de agradar o público. “O repertório tem uma linha bastante atraente, tem acolhimento imediato do público. Onde é executado é sempre bem recebido.” 
Quem também marca presença no concerto desta noite é o Coral Paulista Ensemble, grupo comandado por Tarso. Serão as vozes do Ensemble que encerrarão a apresentação com, entre outras obras, a parte final da ópera “O Rapto do Serralho”. 
A realização do evento é da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp). A coordenadora do Departamento de Cultura da instituição, Eunice Dumbra, diz que o concerto de hoje integra um projeto mais amplo da fundação. “Faz parte de um movimento de fortalecimento da música erudita de Rio Preto, com o objetivo de consolidar a Orquestra Filarmônica da cidade, que já foi lançada.” 
Histórico
Essa não é a primeira vez que a Igreja da Redentora se transforma na casa da música erudita e na sede de eventos nos quais Tarso está envolvido. O maestro relembra que em 1993, a paróquia sediou um importante encontro de corais e, mais tarde, em 2001, foi palco para a Academia Berlinense de Canto, com “Requiem”, de Mozart. Na ocasião, aproximadamente 70 alemães se apresentaram no local. 
E não para por aí. Ainda de acordo com o maestro, o embrião do que hoje é o Coral Paulista Ensemble também tem relação com a paróquia. “O grupo foi iniciado como coral da Redentora, fundado dentro da igreja, em 1985, pelo meu irmão Mauri Buchala.” 
Com o passar dos anos, o coral teve algumas mudanças de nome, ganhou novas vozes, mas não esqueceu a relação com o seu local de origem e que volta a recebê-lo hoje. 
Concerto da Orquestra Sinfônica Reunida do Estado de São Paulo, hoje, às 20h30, na Igreja da Redentora (Rua 15 de Novembro, 4.128). Ingressos custam R$ 20 e podem ser encontrados no restaurante Záhtar (Rua Pernambuco esquina com a 15 de Novembro) e na Casa do Ingresso (Rua Antônio de Godoy esquina com a Mirassol). Informações pelos telefones: (17) 3121-6090 e (17) 3232-8177.  (Escrito por Diarioweb).

Nenhum comentário: