terça-feira, 10 de julho de 2012

Público pode conferir hoje apresentações de nossos grupos locais na programação do FIT


Duas companhias rio-pretenses se apresentam hoje, terça-feira (10/7) na 12ª do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. O público poderá conferir gratuitamente o espetáculo “...”, da Cia. dos Pés; e “Morte e Vida Severina”, uma produção do Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50. A programação também conta com quatro espetáculos internacionais, dois nacionais adultos, um infantil e um espetáculo de rua.
 No Teatro do SESC, será apresentado “...”, da Cia. dos Pés, às 19 horas e 21h30. Desde 2006, a Cia. utiliza a dança e o teatro contemporâneo como canal de expressão e usam técnicas em que as paredes se transformam em palco e o chão assume novos horizontes. O espetáculo “...” foi criado a partir da obra do filósofo Lúcio Anneo Sêneca e trata sobre a dualidade vida e morte, uma reflexão sobre o tempo e a existência humana.
 O Complexo Educacional Núcleo da Esperança Bosque Verde/Santa Clara recebe, às 15 horas, o espetáculo “Morte e Vida Severina”, do Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50. Vencedora do Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, a peça é baseada na obra de João Cabral de Melo Neto, trazendo uma nova linguagem para a montagem que mostra a vida do retirante sob a ótica da esperança e não do sofrimento.
 A programação também conta com quatro espetáculos internacionais. Os italianos apresentam “The Living Room”, da Focused Research Team in Art as Vehicle of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, às 19 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e o espetáculo “I Am America” da Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, às 21 horas, no Graneleiro da Swift.
 O Espaço de Convivência da Swift recebe, a partir das 20 horas, o espetáculo “Otra Frecuencia – Audio Performance de a Dos”, da Cia. BiNeural MonoKultur (Argentina / Alemanha). A produção “U M Z I E H E N”, de Nathalie Fari/Atelier Obra Viva (Alemanha), se apresenta às 11 horas, no Estacionamento do Mercado Municipal, e às 17 horas, no Parque da Represa Municipal.
 No Teatro Municipal Paulo Moura, se apresenta o Grupo Parlapatões (SP), com o espetáculo “Ridículos, Ainda e Sempre!”, às 21 horas. A peça expõe os desvios morais da humanidade e deixa claro que, por mais que as coisas pareçam cada vez pior, sempre há uma saída, mesmo não seja moralmente aceitável. O Teatro Municipal Nelson Castro recebe “Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete”, da Cia. dos Inquietos (SP), às 19 horas e 21 horas. A produção aborda a busca incessante pelo sucesso pessoal a qualquer preço e supõe que não existe ninguém que não está sujeito a desejos, frustrações e ansiedades.
 Além das produções locais, outros dois espetáculos serão apresentados gratuitamente. A produção infantil “Histórias por Telefone”, da Cia. Delas de Teatro (SP), se apresenta às 19 horas, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). O espetáculo de rua “Flor de Macambira”, do Grupo Ser Tão Teatro (PB), na Praça Jornalista Leonardo Gomes, às 19 horas.
 A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br. A 12ª edição do FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM.

Nenhum comentário: