segunda-feira, 30 de julho de 2012

Secretaria da Saúde de Rio Preto orienta e testa contra hepatite durante Dia do Comerciário


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, participa nesta segunda-feira (30/7), até às 16 horas, na praça Dom José Marcondes, do Dia de Prevenção da Saúde do Comerciário, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp).
 A ação faz parte da Campanha Municipal de Prevenção e Testagem para Diagnótico de Hepatites Virais, iniciada no último sábado, dia 28/7 e que vai até o final de agosto com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce da doença.
 Segundo a coordenadora do Centro Municipal de DST/Aids, Aracelis de Castro Aschar, serão oferecidos aos comerciários durante a ação testagem sorológica para hepatites B e C, HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar para, educação postural e distribuição de preservativos.
 Também faz parte da campanha encontro com manicures, que será realizada no próximo dia 6/8. A idéia é orientar as profissionais de beleza sobre como evitar o contágio e eventual transmissão pela doença.
 Números
Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 10.084 casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 7.687 casos são de residentes no município. Destes 845 são portadores do vírus da hepatite B e 2.682 são portadores de hepatite C. Os demais noticiados são pessoas com histórico de infecção passada. 
 Entre as principais formas de prevenção contra a doença está o uso de preservativo durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas por usuários de drogas e a utilização de equipamentos de manicure (alicate, palito, espátula, entre outros apetrechos) previamente esterilizados, sem esse cuidado eles também não devem ser compartilhados com terceiros. 

Nenhum comentário: