terça-feira, 24 de julho de 2012

Secretaria oferece curso de Libras para servidores e 36 mil alunos voltam às aulas na rede municipal


A Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia recebe até o dia 31 de julho, inscrições para o curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais. O curso é destinado a servidores públicos municipais. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail departamento.pcd@riopreto.sp.gov.br. As aulas terão início no dia 1º de agosto.
 O curso, como explica a secretária da Mulher, Helena Cristina Marangoni, tem como objetivo, qualificar e capacitar os funcionários públicos, para melhor atender o munícipe com deficiência. “Sabemos o quanto é importante para a pessoa com deficiência ser entendida na sua necessidade, quando busca qualquer informação, junto ao órgão público. Para que isso aconteça o servidor precisa aprender a língua, para se comunicar e orientar corretamente”, ressalta a secretária.
 De acordo com a secretária, o curso atende a determinação da Lei nº 10.436, de 24 de abril 2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que trata do uso e difusão de Libras. A Língua Brasileira de Sinais é considerada oficialmente o segundo idioma do Brasil.
Estão sendo disponibilizadas 55 vagas, sendo 26 para funcionários da área da Saúde, 10 para Secretaria da Mulher e as demais para os servidores das secretarias, empresas e autarquias municipais.
As aulas serão ministradas pela professora Maria Thereza Melo Morita, da escola de idiomas Aldeias Cursos, e pelo instrutor, André Moretti. Serão 66 horas/aulas, com início em 1º de agosto e término previsto no mês de dezembro.
As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 19 às 22 horas, no prédio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, na Rua Eduardo Nielsen, nº 420, Jardim Congonhas (antigo Cefam).
O conteúdo programático inclui gramática e conversação, abordando: patologia, decreto, escrita de sinais (sign writing), signo linguístico, iconecidades, parâmetro de um sinal, sistema de transcrição, sistema notação, expressões idiomáticas, numerais e qualificação, plural, apresentação pessoal, pronomes, verbos, parte prática e gestual.
Os interessados devem enviar e-mail para departamento.pcd@riopreto.sp.gov.br com: nome completo, CPF/RG, idade, escolaridade, telefone, celular e secretaria a qual pertence. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3222-2041. 

36 mil alunos voltam às 
aulas na rede municipal

Cerca de 36 mil estudantes de escolas da rede municipal de educação infantil, ensino fundamental, Projeto Paulo Freire: Analfabetismo Zero (Emes e Cemes) e Escola de Jovens e Adultos (EJA) retornaram às aulas após recesso escolar do mês de julho, nesta terça-feira (24/7).
 Para receber os alunos na volta às aulas, a Secretaria de Educação de São José do Rio Preto investiu em em capacitação de professores e outros profissionais da área como a ocorrida com motoristas e zeladores que participaram de curso de reciclagem e atualização, nos últimos dias 12 e 13/7.
 Ao todo, desde 2009, somando as salas de aulas ampliadas e novas escolas inauguradas, foram criadas mais de 8 mil novas vagas na rede pública de ensino do município.

Nenhum comentário: