segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Festa dos Castores espera hoje 20 mil romeiros



Voluntários, devotos e romeiros mantêm viva tradição de fé centenária na região: as celebrações de Bom Jesus dos Castores. As caminhadas, que mobilizam cerca 20 mil romeiros, começam na tarde de hoje e varam a madrugada. As missas e festas realizadas no distrito de Castores, em Onda Verde, têm início à meia noite. 
Ao todo, 50 mil pessoas deverão participar da 103ª Festa dos Castores. O percurso percorrido pelos romeiros, que cumprem a distância entre Rio Preto e o distrito a pé, é de 18 quilômetros pela rodovia BR-153. A caminhada é forma de agradecimento a graças alcançadas. Durante a caminhada, voluntários se espalham ao longo da rodovia oferecendo água e alimentos aos romeiro. A Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Transbrasiliana montaram esquema especial de segurança ao longo da rodovia. 
Depois da cura de um câncer de mama, em 2010, a professora aposentada Rosângela Ribeiro dos Santos, 56 anos, e o marido, Luiz, decidiram agradecer de forma diferente. Devoto do Senhor Bom Jesus, o casal foi morar em uma chácara próxima ao santuário e criou o coral que participa das missas. “Nós notamos que não havia música nas celebrações e decidimos ajudar. Ele toca violão e eu canto.” 
Com cirurgia marcada para a retirada do tumor e, consequentemente, uma das mamas, Rosângela pediu para que o santo ficasse ao seu lado. Quando acordou da cirurgia, teve uma surpresa. “O médico me disse que o tumor havia diminuído a ponto de não precisar retirar a mama. Acho que foi uma oportunidade para que eu me tornasse uma pessoa melhor.” 
Desde criança, o assistente financeiro Fabiano Peres, 36 anos, faz o trajeto até o Santuário de Castores. Acompanhava os pais e o avô, que trabalhava como voluntário. “Tenho muita fé e devoção por Bom Jesus. Meu batizado e meu casamento foram no Santuário.” Desde o ano passado, Peres decidiu participar mais ativamente das festas e se tornou voluntário. Ajudou no cultivo do jardim e organização das barracas.
Além da caminhada, a costureira Jaqueline Pretel, 37, decidiu também ser voluntária nos preparativos para a festa. Foi para Onda Verde durante a semana para se juntar aos 20 ajudantes que preparavam os alimentos para a quermesse. O motivo é a gratidão. “Tudo que peço para mim e para meus familiares e amigos é atendido.” Ela participa há sete anos da caminhada. “Na primeira vez, nem sabia o nome do santo.” 
A peregrinação até Bom Jesus dos Castores foi iniciada em 1909. anos antes, o fazendeiro Tomé Correia de Paiva, que mantinha um altar para o santo, teve uma visão da imagem envolta em luz. Na mesma época, uma imagem de madeira do Senhor Bom Jesus foi encontrada no córrego Castores. 
Os sinais foram entendido por ele como convite a uma missão: construir uma capela. A reunião de fiéis e histórias de graças foram se espalhando por toda a região e a capela se tornou um santuário. Para o padre Alexandre Ferreira, o dia 6 de agosto é a oportunidade de os fiéis manifestarem sua fé. “Porque é através dela que conseguem as curas e as graças durante o ano todo.”
(Escrito por Diarioweb).

Nenhum comentário: