quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Nova Esperança conhece o Atendimento Móvel do SeMAE e testagem rápida para hepatite


Nesta quarta-feira (1°/8) foi a vez do Parque Residencial Nova Esperança receber a Central Móvel do SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto, que voltará ao bairro nesta quinta-feira (2/8). Com o mesmo atendimento prestado pela Autarquia no Poupatempo, os moradores puderam esclarecer dúvidas e solicitar vários serviços.  
 A unidade itinerante ficou estacionada na frente da Escola Municipal de Educação Fundamental Cyrino Vaz de Lima, das 9 às 16 horas.
 “A proposta desse novo projeto é fazer com que o SeMAE esteja cada vez mais próximo da população. Ampliando assim, nossa comunicação com os usuários e melhorando o atendimento”, afirmou a gerente Comercial e de Relações com o Usuário, Fabiana Zanquetta.
 Na unidade podem ser solicitados serviços como alteração da data de vencimento da fatura de água e esgoto, alteração do nome do titular da fatura, solicitação para ligações de água e esgoto, parcelamento de débitos, entre muitos outros.
 Os moradores gostaram da iniciativa. Ivonete Maria da Silva Cruz, distribuiu sorrisos depois de ser atendida. “Eu aprovei a iniciativa, nos sentimos felizes quando pensam em nós. Estava no meu horário de almoço e passei por aqui, meu problema já foi resolvido”, ressaltou Ivonete Cruz.
 E para quem não teve a oportunidade de conhecer a unidade,  a Central Móvel do SeMAE estará novamente no bairro nesta quinta-feira (2/8), das 9 às 16 horas, no mesmo local.   

Central de Atendimento Móvel do SeMAE
Data: 2/8
Horário: 9h às 16h
Local: Em Frente à EEF Cyrino Vaz de Lima, 
rua Projetada 31, 266 – Parque Residencial Nova Esperança

RP inicia testagem 
rápida para hepatite

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir desta quarta-feira, dia 1/8, a testagem rápida para diagnóstico de hepatites virais, tanto B como C. A princípio, o exame será oferecido apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no bairro Boa Vista.
 Ao contrário do exame tradicional, em que o resultado fica pronto entre 15 e 20 dias, no teste rápido o paciente tem o diagnóstico em uma hora – a exemplo dos testes para identificação do HIV, que também já são realizados no município.
 O novo teste faz parte do cronograma da Campanha Municipal de Prevenção e Orientação sobre Hepatites Virais, que vai até o final do mês e tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da doença.
 Segundo a gerente de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Diene Trajano, o novo tipo de teste foi adquirido pelo Ministério da Saúde e enviado a municípios definidos pelo órgão. Rio Preto, por ser referência no tratamento da doença, inclusive com um ambulatório específico para o atendimento de portadores de hepatite, foi selecionado.
 Para fazer o teste rápido, a pessoa interessada ir até o CTA, portando documentos para a realização do exame. Antes da coleta de sangue, a pessoa passa por um pré-aconselhamento, onde é preenchido um questionário, explicado o que é doença e implicações de um resultado positivo.
 Posteriormente, é coletada a amostra de sangue e realizado o exame. Se o resultado for positivo, a pessoa já é encaminhada imediatamente para tratamento.
 O CTA está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada, em 15 dias. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939”, afirma.
 Além do teste rápido, também é oferecido nas 25 unidades de saúde o teste convencional.
 Também faz parte da campanha encontro com manicures, que será realizada no próximo dia 6/8. A idéia é orientar as profissionais de beleza sobre como evitar o contágio e eventual transmissão pela doença.
 Números
Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 10.084 casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 7.687 casos são de residentes no município. Destes 845 são portadores do vírus da hepatite B e 2.682 são portadores de hepatite C. Os demais noticiados são pessoas com histórico de infecção passada. 
 Entre as principais formas de prevenção contra a doença está o uso de preservativo durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas por usuários de drogas e a utilização de equipamentos de manicure (alicate, palito, espátula, entre outros apetrechos) previamente esterilizados, sem esse cuidado eles também não devem ser compartilhados com terceiros. 

Nenhum comentário: