quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sábado é dia de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e nota sobre gripe


Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos de idade têm compromisso no próximo sábado, dia 18/8 – levar os filhos para atualizar a caderneta de vacinação na unidade de saúde mais próxima de casa, na abertura da Campanha de Multivacinação, que será promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país, entre 18 e 24 de agosto.
 Em Rio Preto, as 25 unidades de saúde do município sob responsabilidade da Secretaria de Saúde vão estar abertas das 8 às 17 horas para atender a população infantil.
 Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, o objetivo da campanha é checar se o calendário vacinal previsto pelo SUS tem sido seguido à risca. “A campanha vale até para a criança que se vacinou recentemente, todas as carteirinhas serão checadas. Se alguma dose estiver em atraso, será aplicada, afirma.
 Para saber se caderneta de vacinação do filho está em dia, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Se os pais não puderem ir até as UBSs neste sábado terão até o dia 24 de agosto para comparecer”, ressalta Michela.
 No município, segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é conferir a situação vacinal de pelo menos 25 mil crianças menores de cinco anos.
 Novas vacinas
Durante a campanha também será colocado em prática o novo calendário vacinal para a criança, desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização, órgão do Ministério da Saúde.
 Entre as novidades que serão implementadas está a nova vacina contra pólio, a VIP (vacina inativa contra poliomielite) que até o mês de julho eram aplicadas apenas via oral, independente da idade da criança. A partir de agora, as duas primeiras doses da vacina – que devem ser aplicadas aos dois e quatro meses de idade do bebê – será injetável e a partir de seis meses serão aplicadas as gotinhas.
 Outra novidade é a introdução da vacina pentavalente, que vai imunizar contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, que passará a ser aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade do bebê.

Nota à imprensa – Gripe
16/08/2012

Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz
cinco novos casos de gripe sazonal (comum) em
 Rio Preto, conforme discriminação abaixo:

- 1 mulher, 33 anos, internou no HB 14/8 e
continua internada em bom estado geral
- 1 homem, 33 anos, internou no HB 14/8 e
continua internado em bom estado geral
- 1 mulher, 20 anos, não internou, passou pela
UPA Central dia 25/7 e tinha sintomas
 de febre, tosse e dor de garganta
- 1 mulher, 27 anos, não internou, passou pela
UPA Central dia 07/8 e tinha sintomas
de febre, tosse e dor de garganta
- 1 homem, 28 anos, não internou, passou pela
 UPA Central dia 08/8 e tinha sintomas de
febre, tosse e dor de garganta
Com os novos casos, são 22 casos de
gripe sazonal desde o início do ano.

Departamento de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto

Nenhum comentário: