sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saúde alerta sobre importância do teste do pezinho e orienta adolescentes sobre gravidez


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto alerta pais e responsáveis sobre a importância da realização do teste do pezinho do bebê. O exame, que deve ser feito no máximo até o sétimo dia de vida, auxilia no diagnóstico de doenças que podem comprometer o desenvolvimento da criança como o hipotireoidismo, fenilcetonúria, doença falciforme e a fibrose cística.
 Segundo a médica pediatra Andrea Zoccal Mingoti, coordenadora do programa de saúde da criança e adolescente da Secretaria de Saúde, o exame, que é assegurado por lei, deve ser realizado entre o segundo e sétimo dia de vida da criança, no próprio hospital em que o bebê nasce.
 “Se o teste é realizado após o tempo recomendado, pode acarretar danos à saúde do bebê. O exame é simples, é coletada uma gota de sangue em papel filtro do pezinho do bebê. Esse material, posteriormente é enviado para análise na APAE, em São Paulo”, afirma.
 Dos 6.419 testes do pezinho realizados no município no ano passado, 1,24% tiveram alteração – 64 apontaram suspeita de fibrose cística e 14 de hipotireoidismo.
 “Quando o exame dá alterado, ele é refeito para confirmação ou não do diagnóstico”, afirma a médica.
 A pediatra ressalta que, se o hipotireoidismo e a fenilcetonuria não forem tratados precocemente podem levar à criança à complicações graves de saúde, como, por exemplo, o retardo mental. “Essas doenças não apresentam sintomas logo após o nascimento do bebê, daí a importância do teste o mais precoce possível”, alerta.
 Outra orientação da pediatra é a que a primeira consulta após o nascimento do bebê deve ser realizada até o 10º dia de vida. Outros dois testes gratuitos e indolores realizados no recém-nascido é o teste do olhinho e da orelhinha, que também deve ser agendados no próprio hospital em que o bebê nasce, logo após o nascimento.

Centro da Mulher orienta
 adolescentes sobre gravidez

O Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), órgão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, acaba de criar um grupo de gestantes voltado exclusivamente ao público adolescente – mulheres grávidas com idade até 19 anos.
 O grupo tem por objetivo orientar a adolescente sobre os principais cuidados durante a gestação, nascimento e aleitamento da criança.
 Segundo a gerente do CAEM, Fabíola Valério, o grupo conta com a participação de uma equipe multiprofissional e aborda diversos temas ao longo de sete encontros. “São debatidos assuntos como as alterações da gravidez, nutrição, cuidados com o bebê, aleitamento materno, tipos de parto, abordagem psicológica, cuidados de postura com fisioterapeuta, entre outros”, afirma.
 Para participar do grupo, a adolescente gestante interessada deve procurar o Centro da Mulher ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se inscrever no grupo. Os encontros são semanais, sempre às terças-feiras, a partir das 10 horas.
 O Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM) está localizado na avenida Philadelpho Gouveia Neto, 1960, no Jardim Conceição. O telefone para informações é o (17) 3215-1847.
 No ano passado, Rio Preto registrou queda no índice de adolescentes grávidas – elas representavam 12,46% das gestantes atendidas no município contra 12,92% no ano de 2010.

Nenhum comentário: