terça-feira, 28 de agosto de 2012

Saúde orienta sobre tratamento antitabagismo e parceria para construção do Hospital da Mulher


Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza série de ações nessa quarta-feira para orientar a população sobre os malefícios do hábito de fumar e também sobre o tratamento disponível na rede pública de saúde.
 Segundo a enfermeira Juliana Chimello, gerente de atenção básica da Secretaria de Saúde, será realizada orientação em todas as salas de espera de unidades de saúde no município com o objetivo de sensibilizar a população sobre os efeitos nocivos do cigarro à saúde.
 “Nas visitas casa a casa, os agentes de saúde e no projeto Saúde no Bairro, que vai estar no Residencial Nova Esperança, também vão orientar a população sobre o tratamento antitabagismo”, afirma.
 Na rede pública de saúde de Rio Preto, desde novembro de 2009, é oferecido tratamento gratuito para pessoas interessadas em parar de fumar. O primeiro centro foi instalado na unidade básica de saúde do bairro Santo Antônio, o segundo em fevereiro de 2011 na UBS do Solo Sagrado e o último, em março deste ano, na UBSF Vila Toninho.
 Desde o primeiro serviço até o momento, cerca de 300 pessoas já passaram pelo tratamento. Atualmente, estão em tratamento outras 150 pessoas.
 Em todos os centros antibagismo do município, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).
 Tratamento
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco.
 Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. O serviço não distribui chicletes ou adesivos de nicotina.
 Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde.
No 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.

Tratamento antitabagismo

- UBSF Vila Toninho 
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 610 - Vila Toninho 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as segundas e terças. 

- UBS Solo Sagrado 
Rua Beatriz da Conceição, 406 - Solo Sagrado 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quartas-feiras. 

- UBS Santo Antônio 
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 - Santo Antônio 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quintas-feiras. 

Município e Estado firmam 
parceria para construção 
do Hospital da Mulher

O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes, em audiência nessa terça-feira, dia 28/8, com o governador Geraldo Alckmin, definiu os detalhes de convênio a ser firmado entre o município e o Estado para a construção do Hospital da Mulher, primeiro do gênero no Sistema Único de Saúde (SUS) a ser construído no noroeste paulista.
 A reunião ocorreu no final desta tarde, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, capital.
 O Hospital da Mulher será construído na avenida Philadelpho Gouvea Netto, ao lado do Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher.
 Com a parceria firmada, a partir de agora, iniciam-se as tratativas da parte legal, tanto pelo município como Estado, para a preparação de documentos para efetivação do convênio.

Nenhum comentário: