quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Técnicos da ETE recebem curso sobre atendimento em casos de emergências


Técnicos da  ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto receberam nessa quinta-feira (16/8) curso sobre atendimento em caso de emergências com produtos químicos envolvendo cloro liquefeito (cloro gás). Também participaram bombeiros de três Estados. 
O curso, que é realizado anualmente, foi ministrado pelo gerente de Operações, Elias de Oliveira, do Sudeste da Beraca, empresa responsável pelo fornecimento do cloro para a ETE.  “O principal objetivo do treinamento é a manutenção preventiva e a capacitação dos funcionários das empresas que atendemos e dos bombeiros, que são nossos parceiros”, explica Elias de Oliveira. 
O treinamento começou com uma palestra sobre os perigos causados pelo cloro liquefeito, o uso correto dos EPI´s de segurança (Equipamento de Proteção Individual), contenção de vazamento dos cilindros e, por fim, foi realizada uma simulação com cilindro carregado de ar comprimido. 
Participaram oito funcionários da ETE, Sandra Mourão Monnerat, química do SeMAE; Fernando Furlan, técnico de segurança da CIPA do SeMAE, e 23 bombeiros dos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. 
“Foram selecionados os bombeiros que atuam diretamente com a empresa Beraca nesse tipo de ocorrência”, explica o tenente Michel Aparecido Monroe, de Mirassol. 
O treinamento é exigido pelo Ministério Público do Trabalho. A ETE Rio Preto é a maior consumidora de cloro gás da região.

Nenhum comentário: