segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Grupo mineiro realiza oficina de arte-educação


O grupo Emcantar, premiada trupe de Minas Gerais, realiza uma oficina gratuita de arte-educação, nos dias 13 e 14 de setembro, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Voltada para educadores, pais e interessados, dissemina a tecnologia educacional do quarto trabalho do grupo, o livro-CD intitulado “Escutatória”. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.
Com o tema “Estímulo, vivência e criação: a arte como componente humano”, a atividade visa à formação de educadores para que atuem como agentes multiplicadores no ambiente escolar. A oficina tem 30 vagas disponíveis e será realizada em dois horários, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30.
A tecnologia educacional foi criada pelo grupo Emcantar durante sua trajetória de produção artística em 15 anos de atuação. Investe em processos educativos para democratizar a vivência da arte.
No trabalho “Escutatória”, as canções passam por temas que recriam situações do cotidiano infantil. Trabalham ideias como a valorização da alteridade, do reconhecimento da cultura popular e da brincadeira, a contemplação da natureza, educação ambiental, observação lúdica do mundo, entre outras.
No conto “Vagamento Pensalume”, que foi inspirado nas 14 canções do disco, o personagem principal tenta devolver as cores ao mundo. A narrativa ocorre em um cenário artístico-encantado, com referências a Guimarães Rosa, a Manoel de Barros e às diversas situações do cotidiano. 
Nos dias 15 e 16 de setembro, o grupo apresenta o espetáculo “Escutatória”, às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Com formato musical, a peça foi construída a partir do conto. A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Oficina de arte educação, 
do grupo Emcantar
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 7h30 às 11h e 13h30 às 17h30
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle –
Praça Cacilda Becker, s/nº - Vila Universitária
Inscrições: Secretaria Municipal de Educação,
 pelo telefone (17) 3211-4055

Nenhum comentário: