quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mensagem de Dom Tomé para nossa Diocese



LOUVADO SEJA NOSSO 
SENHOR JESUS CRISTO!

Caro filho e querida filha, Graça e paz!

 Na memória de São Cosme e Damião, nesta manhã de vinte e seis de setembro de dois mil e doze, volto meu olhar, pensamento e coração aos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, bem como aos homens de boa vontade que residem em seu território. Deus seja louvado!
 No dia dezessete de setembro do ano em curso, memória de São Roberto Belarmino, na hora em que o sol, tendo atingido o píncaro, iniciava sua descida ao poente, a Igreja solicitou-me que abrisse uma fresta em meu coração e por ela deixasse entrar em minha vida e ministério o Povo de Deus que habita na Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, tenho-os já em meu coração; agora, como São Paulo, também suplico: Dai-nos lugar em vossos corações (2 Cor 7,2a).
Na fé, curvo-me, afirmativamente, à vontade do Santo Padre o Papa Bento XVI, que me envia e doravante deseja-me  como Bispo da octogenária Diocese de São José do Rio Preto. E o faço em espírito filial e discipular, na e com a Igreja, Mãe e Mestra, a quem desejo sempre servir com coração de um operário da vinha do Senhor e consciência de  um  pecador convertido e servo inútil.
 No aguardo do dia do início desta missão, dentro em breve, convido-os à oração, para que ela nos predisponha a realizar com liberalidade e alegremente a vontade do Senhor: Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). Santidade que é dom de Deus Pai e resposta nossa, construída na verdade e caridade, objetivo primeiro e último da Igreja  na sua ação querigmática, evangelizadora, sacramental e pastoral.
Unidos pelo Espírito Santo, peçamos a intercessão terna e materna de Nossa Senhora, invocada com o título do Imaculado Coração de Maria, e de São José, pois, como afirma Santo Agostinho: Maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos  com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, prevenimos e rogamos a que não recebais em vão a graça de Deus (2 Cor 6,1). Tornai frutuoso o nosso ministério. Sois plantação de Deus  (1 Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto o estar à vossa frente quanto o vos ser útil ( Sermo 140, 1: PL 38, 1484 ).
Amplexo e todo bem!
+ Tomé Ferreira da Silva

Nenhum comentário: