terça-feira, 25 de setembro de 2012

Parabéns à você, nesta data .... e Santos (as) do dia de hoje Santa Aurélia e Santa Neomísia



ARSINA MURAD REGUEIRA,
CLAUDIO ROMERO FURLAMENTO,
JOÃO AUGUSTO OSPEDAL,
JOSE MARIA MARQUES DE ANDRADE,
LUIS EDUARDO JACINTHO DE FARIA,
LUIZ CELSO ANSELMO PRADO DE CARVALHO,
MARILA ANTONIA DE FREITAS,
PEDRO MORENO FILHO,
PRISCILAL BALESTEROS SANCHES
REGINA HELENA M. F. CHUEIRE,
ROSIMEIRE DOMINGUERS DE LIMA VALCADA,
UNILTON CELSO DE MORAES GARCIA e
WILSON DE OLIVEIRA SCANFERLA.

****

Santos (as) do dia de hoje

Santa Aurélia e Santa Neomísia

Aurélia nasceu na Ásia Menor, no Oriente e era muito unida à sua irmã Neomisia. Elas costumavam procurar pobres e doentes pelas ruas para fazer-lhes caridade. E assim fizeram durante toda a adolescência, mantendo-se muito piedosas e fervorosas cristãs. Aurélia sempre dizia à irmã que, ao atingirem a idade suficiente, iriam visitar todos os lugares sagrados da Palestina, em uma longa peregrinação. 
De fato, Aurélia e Neomísia foram para a Terra Santa e viram onde Jesus nasceu e viveu. Depois, fizeram todo o trajeto percorrido por ele até o monte Calvário, onde foi crucificado e morreu para salvar-nos. Aurélia, envolvida pela religiosidade da região e com o sentimento da fé reforçado, decidiu continuar a peregrinação até Roma. Assim, visitaria o célebre santuário da cristandade do Ocidente, sempre acompanhada pela irmã. 
Elas não sabiam que os sarracenos muçulmanos estavam invadindo várias regiões italianas e que, avançando, já tinham atacado e devastado a Calábria e a Lucânia. Quando chegaram a Roma, as duas foram surpreendidas, na via Latina, por um grupo de invasores, que as identificaram como cristãs. Ambas foram agredidas e chicoteadas até quase à morte. Mas um fortíssimo temporal dispersou os perseguidores, que abandonaram o local. Por isso as duas foram libertadas e puderam seguir com sua viagem. 
Mas, estando muito feridas, resolveram estabelecer-se na pequena Macerata, situada aos pés de uma colina muito perto da cidade de Anagni. Lá, elas retomaram a vida de caridade, oração e penitência, sempre auxiliando e socorrendo os pobres, velhos e doentes. Aurélia também tinha os dons da cura e da profecia. Assim, a fama de santidade das duas irmãs cristãs difundiu-se entre a população. Diz a tradição que Aurélia salvou os fiéis da paróquia daquela diocese. Foi num domingo de chuva, ela correu para avisar o padre que parasse a missa, pois iria cair um raio sobre a igreja. O padre, inspirado pelo Espírito Santo, ouviu seu conselho e os fiéis já estavam a salvo quando o incidente aconteceu.
Aurélia e a irmã adoeceram e morreram no mesmo dia, 25 de setembro, de um ano não registrado. Os seus corpos foram sepultados na igreja de Macerata. Mais tarde, o bispo daquela diocese, aproveitando a visita do papa Leão IX à cidade, preparou uma cerimônia solene para trasladar as relíquias das duas irmãs para a catedral de Anagni. Outra festa foi preparada quando a reconstrução da catedral terminou. Então, as relíquias de Aurélia e Neomísia foram colocadas na cripta de são Magno, logo abaixo do altar dedicado a ele. 
O culto a santa Aurélia é um dos mais propagados e antigos da tradição romana. Ao longo dos séculos, Aurélia deu nome a gerações inteiras de cristãs, que passaram a festejar a santa de seu onomástico como protetora pessoal. De modo que a festa de santa Aurélia, no dia 25 de setembro, foi introduzida no calendário litúrgico da Igreja pela própria diocese de Anagni. O único texto que registrou esta tradição faz parte do Cod. Chigiano C.VIII. 235, escrito no início do século XIV. Somente em 1903 o culto obteve a confirmação canônica. Assim, as urnas contendo as relíquias das irmãs são expostas aos devotos e peregrinos durante a celebração litúrgica. Contudo há um fato curioso que ocorre nesta tradição desde o seu início. É que a maioria dos devotos só lembra que é o dia da festa de santa Aurélia, e apenas a ela agradecem pela intercessão nas graças alcançadas.

É dia também de 

Santo Alberto
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=25&Mes=9&SantoID=163

****
São Firmino ou Firmin
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=25&Mes=9&SantoID=455

****
São Cléofas ou Alfeu
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=25&Mes=9&SantoID=456

Mensagem de hoje

ANDAI COMO FILHOS DA LUZ...(Epístola de Paulo). 

Boa terça-feira regada de 
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
50412
SR!!!!
....
...
..
.

Nenhum comentário: