segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Rio Preto recebe réplica gigante de intestino e Talhado terá 1º Noite de Saúde do Homem


Rio Preto receberá, entre os dias 11 e 15 de setembro, a réplica gigante de um intestino grosso para a II Semana de Prevenção do Câncer e Doenças do Intestino. O evento, que é uma iniciativa da Associação dos Ostomizados de Rio Preto e Região (AORP), em parceria com o Centro de Oncologia Rio Preto (CORP), tem apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das secretarias da Saúde e dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
 A réplica estará aberta à visitação, no Riopreto Shopping Center, das 10 às 21 horas, com acesso gratuito.
 O órgão, que poderá ser explorado pelos visitantes, conta com diversas estruturas para mostrar o funcionamento do intestino e as principais doenças que acometem o órgão.
 "Os visitantes poderão passear por dentro da réplica do intestino grosso e visualizar como é sua estrutura, seu funcionamento, as principais doenças e a forma correta de evitá-las ou tratá-las. Profissionais da área vão orientar a população", explica o médico José Altino, oncologista do CORP.
 No Brasil, o câncer no intestino é o quarto mais freqüente na população masculina, atrás do de pulmão, estômago e próstata. Segundo José Altino, a doença é silenciosa - começa sempre com uma lesão benigna que vai evoluindo até se transformar em um tumor. "Por isso é sempre importante conhecer o funcionamento do intestino para que ao menor sinal de alerta o paciente procure um médico", alerta.

Talhado terá 1º Noite
 de Saúde do Homem

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nessa terça-feira (11/9), a 1ª Noite de Saúde do Homem da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do distrito de Talhado. A ação, que será realizada das 17 às 21 horas, tem por objetivo promover o atendimento de saúde em horário diferenciado visando o homem trabalhador.
 Durante a ação, segundo a gerente da UBSF, Luciana Garbelline Soares Siqueira, serão realizadas consultas urológicas com exames clínicos para próstata voltada a homens com idade igual ou superior a 40 anos, atualização da situação vacinal, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação de saúde bucal.
 Também serão realizados testes sorológicos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e distribuídos materiais educativos sobre dengue e leishmaniose.
 Os interessados em participar devem comparecer à unidade de saúde portando documentos pessoais.

1º Noite de Saúde do Homem
Data – 11/09/2012 (Terça-feira)
Horário – 17 às 21 horas
Local – UBSF Talhado (Rua Ezequiel Pinto, 142 - Distrito de Talhado)

Nenhum comentário: