quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bosque de Rio Preto devolve animais à Natureza


O Bosque Municipal de Rio Preto se tornou berçário para surgimento de filhotes de espécies que normalmente não costumam se reproduzir em cativeiro. Há um mês nasceram filhote de veado Catingueiro e vários de jacaré. Também procriaram as cobras cascavéis.
Além dos répteis, este mês devem nascer quatro filhotes de Pavão e outros de Perdizes. As aves só conseguem sucesso através de chocadeira. Os ovos são retirados pelos tratadores e levados para a estufa.
O responsável pelos animais, Elso Luiz Belisário da Silva, avalia que mais que ser um local de exposição de animais, os zoológicos devem servir para repor os animais na natureza.
No mês passado foram soltos vários jacarés de papo-amarelo (adultos) na bacia do rio Turvo.  Os jacarés não tem tido dificuldade para procriar e geralmente dão de 5 a 10 filhotes, que são removidos e devolvidos à natureza pela Polícia Ambiental. O mesmo destino tem as cobras. “Já devolvemos várias cascáveis para a natureza”, informa Belisário. O casal de cascavéis agora foi separado e outras duas cobras jovens foram colocadas no lugar.
O Bosque também já conseguiu a reprodução da Arara Canindé, muito difícil de reproduzir em cativeiro. O ovo também foi retirado e chocado na chocadeira. “O zoológico deve servir para preservar os animais e não apenas para ficar como depósito deles”, define Belisário. 
 O filhote de hipopótamo, um animal importado da África, é exemplo de reprodução em cativeiro. É a terceira vez que o casal de hipopótamos produz filhote, que agora está prestes a ser removido para outro local. “A remoção é natural devido à falta de espaço para convivência entre os machos”. O filhote de hipopótamo deverá ser levado para um zoológico em Recife.

Nenhum comentário: