quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Expo Rio Preto traz o melhor do Mangalarga e melhor vaca do Brasil pode sair na nossa Expo


A partir desta sexta-feira (12/10) a Expo Rio Preto 2012 vai sediar a primeira etapa do Ranking 2012/2013 de cavalos Mangalarga, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Os julgamentos começam nesta sexta-feira e vão até sábado (13/10). Considerada a melhor criadora da raça, Joseane Matta, do Haras Araxá, vai apresentar nove cavalos de sua tropa no evento.
 Trata-se de uma zootecnista, que cria cavalos Mangalarga há 22 anos. Uma paixão que começou ainda criança, quando adorava frequentar fazendas para montar os cavalos. O hobby virou uma profissão. “Sempre gostei de montar, mas a opção de começar a criar cavalos foi minha. Optei pelo Mangalarga pela beleza, andamento cômodo e por ser um animal dócil”, explica a criadora.
 O Haras Araxá fica em Severínia, São Paulo. A qualidade de seus cavalos é considerada resultado de uma fórmula que reúne paixão e trabalho. Hoje, o Haras é um dos mais bem sucedidos da raça, com inúmeras premiações em exposições, tanto no quesito morfologia quanto em andamento. Neste último fim de semana a criadora foi agraciada com o Título de Melhor Criadora da Raça do Ranking 2011/2012. “Fico feliz de ter meu trabalho reconhecido”, comemora.
 Cerca de 80 cavalos Mangalarga estão na Expo Rio Preto 2012, que vai reunir os melhores criadores da raça do Brasil nos próximos dias. A competição, que é a única de âmbito nacional, vai julgar o melhores animais da raça. O julgamento acontece em duas etapas que serão realizadas nos dias 12 e 13. Na primeira, serão julgados os potros e potras. Na segunda etapa, as éguas e cavalos serão apresentados ao juiz, que é vinculado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). Todos os animais serão apresentados pelos seus respectivos tratadores ou peões. Eles serão analisados pela sua dinâmica, o andar, e pela parte morfológica, o corpo, a beleza do animal. Serão classificados seis animais, sendo que o primeiro colocado ganhará um troféu e 200 reais em dinheiro e o segundo colocado ganha um troféu e 100 reais.

Melhor vaca do Brasil pode 
sair da Expo Rio Preto 2012

Nesta sexta-feira (12/10) pode sair na Expo Rio Preto 2012, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a vaca número 1 do Brasil no ranking nacional de gado leiteiro.
 Trata-se da vaca Dengosa Wildman Tannus, da Fazenda Nosso Recanto, do criador Délcio Tannus, de Uberlândia/MG. O animal tem 5 anos, está avaliado em R$300 mil e produz diariamente 103 kg de leite. Ela é vencedora no torneio realizado em Uberlândia ao produzir 93,720 kg, 10 kg a mais da média de outras campeãs e será uma das 250 fêmeas da raça Girolando que vão participar do julgamento nesta sexta-feira. Vinte criadores vão representar a raça.
 Dengosa disputa o título de melhor do Brasil com a vaca Sol, de Araxá/MG. Sol é líder no ranking com produção de 104 quilos de leite, que lhe garantiu o título de campeã nacional no Torneio de Paracatu. “Com a mudança de tempo em Rio Preto ela deve bater o recorde nacional”, avaliam os proprietários do animal.
 A vaca recebe tratamento de estrela, toma 200 litros de água por dia fica embaixo de dois ventiladores com vaporizador e tem à disposição 5 peões para lhe escovar, dar banho e alimentar. Ela só pode dormir por 40 minutos/dia, nos torneios. “Ela está no pico de lactação e tem tudo para sair daqui como a melhor vaca do Brasil”, destacou um dos tratadores.
 A raça de gado holandês participa do Torneio Leiteiro e está representada pelos melhores animais e criadores do país. Segundo Miguel Lopes, um dos principais criadores, os melhores exemplares da raça estão situados no noroeste paulista. "A região de São José do Rio Preto é bem forte na categoria. O noroeste paulista tem o maior plantel de gado do estado e todos estarão na Expo", explicou.
 Nesta sexta-feira (12), também haverá julgamento dos animais Gir Leiteiros. A raça, em 11 anos, cresceu 400% em relação às outras leiteiras.

Nenhum comentário: