sábado, 13 de outubro de 2012

Exposição “Quarto de Despejo em Cores” no Centro Cultural retrata cotidiano de uma favelada


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe a exposição “Quarto de Despejo em Cores”, da artista plástica Josi Santana. A mostra, que é baseada no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, conta com seis obras, todas em óleo sobre tela. A exposição fica aberta ao público até o dia 17 de outubro.
 O livro é um diário que retrata o cotidiano de uma catadora de papéis, pobre e favelada, realidade da autora e também personagem da narrativa. A ideia de transpor essa realidade para a tela surgiu durante a produção da monografia de Josi, que estudava a obra.
 “Eu sou graduada em Letras e a literatura afro-brasileira sempre me fascinou. Na época, o livro de Carolina foi o tema da minha monografia e fiz várias leituras da obra para aumentar a percepção. No entanto, a escrita dela me perturbava e a inquietação foi grande. Por isso, resolvi fazer outra leitura, dessa vez, voltada para a arte plástica”, explica.
 Todas as telas expostas foram produzidas no ano de 2009. Autodidata, Josi começou a pintar com sete anos de idade. Natural da Bahia, veio morar no Estado de São Paulo há dois anos. “A pintura é minha amante eterna, eu tenho a necessidade de sempre estar pintando ou desenhando”, comenta.

Exposição “Quarto de Despejo
 em Cores”, de Josi Santana
Data: até 17 de outubro
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão 
Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro

Nenhum comentário: