quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saúde no Bairro visita loteamento Terras de São José e CIPA encerra rodada de palestras


 O programa Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nessa sexta-feira, dia 5/10, o loteamento Terras de São José, localizado próximo ao distrito de Talhado.
 Com apoio de dois ônibus adaptados com consultórios médico, odontológico e ginecológico, o projeto visa levar atendimento de saúde a locais distantes que não possuem unidades de saúde próximas.
 Nessa sexta-feira será realizado atendimento médico e odontológico, papanicolaou, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, testes sorológicos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de busca ativa de hipertensos e diabéticos.
 O atendimento será realizado das 8 às 16h30.

Saúde no Bairro
Local – Loteamento Terras de São José
Data – 05/10/2012 (Sexta-feira)

CIPA encerra rodada de 
palestra na Base e agenda
 visita  do Caminhão da Saúde 

Terminou nesta quarta-feira (3/10) a rodada de palestras de conscientização sobre DST/AIDS e Hepatites para os funcionários da Base de Operações do SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto. A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, desenvolvido pela CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Autarquia em parceria com a Secretaria de Saúde.
De acordo com os organizadores, Fernando Furlan e Raynner Chaim, o clico de palestras é uma forma de preparar os funcionários para a visita do Caminhão da Saúde, que fará coleta de sangue para exames de DSTs. Ficou agendado para o dia 15 deste mês a ida do veículo até a Base de Operações.
Durante as palestras foram abordadas formas de transmissão e prevenção de DSTs e também os cuidados que devem ser tomados por quem já é portador de alguma dessas doenças.
“Esse tipo de ação deveria acontecer mais vezes, pois ajuda na conscientização dos funcionários para os cuidados e a forma de transmissão das doenças”, disse a auxiliar de limpeza Linaete Silva Reis.
“Os funcionários se mostraram bastante interessados, participativos e fizeram muitas perguntas e essa é a intenção desse programa, conscientizar para os cuidados e a prevenção”, comentou a agente de saúde Ana Lóis, que ministra as palestras
Além da Base, os funcionários da Sede da Autarquia também já participaram do ciclo de palestras. A próxima unidade a debater o tema será a ETE –Estação de Tratamento de Esgoto, em data ainda a ser marcada.
Além das palestras, o Programa instalou nos banheiros de todos os setores do SeMAE boxes com preservativos. São caixas padronizadas, feitas em acrílico, gravado ‘SeMAE’ em alto relevo. O preservativo é doado pela Secretaria Municipal de Saúde mensalmente.

Nenhum comentário: